Dicas de estudo – Primeira Fase – Concursos e OAB

Tenho recebido vários emails em que colegas me pedem dicas de estudo para concursos públicos e também para a OAB. Decidi agrupar estas dicas em um único post, pois o estudo para a OAB e para os concursos públicos, em sede de primeira fase, é o mesmo. A diferença entre ambos é unicamente percentual. Na OAB é necessário 50 pontos para ir para a segunda fase. Nos concursos, em regra você precisará de pontuação entre 70 a 75% para passar na primeira fase.

Vamos às dicas.

1 – Estes concursos não são concursos para “jurista do ano”. Vejo gente se preocupando com classificações (as vezes estapafúrdias)… É claro que classificações caem em prova, mas não são elas que te impedem de fazer a pontuação necessária – elas são minoria. Concurso para jurista do ano exige classificações, OAB e concurso público não.

2 – Saiba a letra da lei. Boa parte das questões de primeira fase vem da letra da lei. Nosso sistema de provas, lamentavelmente, exige este conhecimento. Saiba então o que dizem as leis e a CF também.

3 – Saiba a jurisprudência dos tribunais superiores (STF e STJ). Você precisa conhecer a posição dos tribunais superiores para poder conseguir fazer mais pontos. Leia os informativos do STF e do STJ para isso (as súmulas também). Ah, aqui no Blog também sempre coloco posições interessantes destes tribunais.

4 – Faça muito teste. Se você é ruim em testes (como eu era quando prestava concurso), então o caminho é treinar muito. Mas, aprenda com os testes. Entenda porque errou. Somente fazer testes não adianta nada.

5 – Revise a matéria constantemente. A menos que você seja um gênio (o que não é o meu caso, por exemplo), é preciso constantemente rever a matéria. Daí a importância de ter um bom caderno. Eu procurava rever a matéria toda a cada 4 meses.

6 – Pode parecer contraditório, mas cuidado com a internet. Somente entre em sites confiáveis com fontes confiáveis. E como saber se o sujeito é confiável. Para começar, veja o currículo lattes do sujeito que escreve a matéria (o meu você vê ao lado, no link meu currículo).

7 – Não desista. A fase mais perigosa da jornada é para aquele que bate na trave (fica por um ou dois pontos). Aqui ele está a um passo da aprovação, mas também a um passo de desistir de tudo.

About these ads

8 comentários em “Dicas de estudo – Primeira Fase – Concursos e OAB

  1. José Veloso disse:

    Professor eu cursei o preparatório do LFG TRE – analista (1º semestre 2011), porém não pude cursar todo o curso por causa da prova da OAB 2009.3, que nos tivemos que realizar duas vezes e eu optei pelo preparatório da OAB. Graças a Deus eu passei na OAB. Pedi duas apostilas: TRE- Analista Processual (da Vestcon); e estou pensando em ficar esses próximos 6 meses em casa estudando as apostilas e só no 1º semestre de 2011, voltar para o cursinho, pois provavelmente o TRE daqui deve abrir concurso só no 1º semestre de 2011. Você considera que eu estou fazendo a coisa certa, por favor, me oriente. É uma Boa Dica comprar um curso TRE em DVD´s (curso do FMB).

  2. José Veloso disse:

    Professor eu cursei o preparatório do lfg TRE-analista, porém não pude cursar todo o curso por causa da prova da OAB 2009.3, que nos tivemos que realizar duas vezes. Graças a Deus eu passei na OAB. Pedi duas apostilas: TRE- Analista processual; e estou pensando em fica esses proximos 6 meses em casa estudando as apostilas e só no 1º semestre de 2011, voltar para o cursinho.

  3. Rodrigo Almeida disse:

    Olá Prof. Madeira,

    Estou indo para o 5º Exame da OAB (consecutivamente eu fiz 42,49,48 e 40). Ao longo deste tempo, tenho me preparado de diversas formas: cursinho (LFG), resolução de questões, lei seca etc. Todavia, tendo em vista que até então não consegui passar, me surgiu a seguinte dúvida: Será que eu estou estudando para o exame aplicado hoje em dia, ou o meu método está parado no tempo? Este questionamento, também é motivado, pelo fato de que a metodologia dos cursinhos não sofreu grandes alterações e a cada prova ouvimos a mesma frase: “O exame atual exigiu mais que o anterior”, “A última prova foi pior” … sinceramente, eu não sei se estamos nos preparando e sendo preparados para a prova aplicada hoje em dia.

    Solicito a sua orientação sobre o que eu devo fazer? Priorizar a lei seca e questões, e deixar doutrinas e resumos em 2º plano …??? Honestamente, acredito que até mesmo os cursinhos, estão atrasados na metodologia praticada nos exames anteriores.

    A minha maior preocupação, é estar estudando para um Exame de Ordem que deixou de existir a algumas provas passadas.

  4. lirenício disse:

    Caro Madeira,
    é impressionante o grau de autruísmo que você possui. Fico muito feliz em saber que existem magistrados, como você, que ainda não foi contagiado pela JUIZITE, e que ao contrário de alguns membros de tão honrosa carreira, os quais se sentem-se verdadeiros deuses, você nos impressiona com tamanha humildade, presteza e solidariedade. Força e fé, amor pro que der e vier.
    Grande abraço. Lirenício

  5. Roselaine Machado disse:

    Prof. Madeira!!!
    Adorei as dicas para concursos e OAB, é como você disse, quem bate na trave corre um grande risco de desistir, falo isso porque as duas primeiras provas da OAB que prestei fiquei com 49 pontos e com isso fiquei muito desanimada e não peguei mais no material pra ler.Voltei a estudar para a bendita prova que persegue os bacharelados e justo nessa última prova foi muito dificil, ando bem animada para estudar e o seu site é um dos meus preferidos para me atualizar.
    abs.

  6. Amanda disse:

    Prof Madeira, entrei no seu blog e me interessei muito por suas dicas para Concursos e Exames de OAB.
    Bom será o 1º exame que irei prestar, mesmo já formada. Não tive interesse em fazê-la antes devido aos acontecimentos ocasionados nas últimas provas.
    Gostaria, de sugestões suas de forma de estudo, quais principais livros devo comprar,(venho estudando pela Lei seca e as Sinopses), e o cursinho estou querendo fazer um da LFG mais quero começar no 1º semestre de 2011!!
    Com sua sólida experiência na área, que forma de Estudo o Sr. recomenda, ainda mais com a mudança de Banca examinadora, a FGV.

    Desde já, agradeço
    Abraços

  7. http://faroldobrasil.blogspot.com/2011/01/oab-2011.html

    OAB FGV 2011.1 ‘Apostila Grátis’

    EstatutoOAB

    DTributrio

    DTrabalho

    DProcessualTrabalho

    DProcessualPenal

    DProcessualCivil

    DPenal

    DInternacional

    DEmpresarial

    DConstitucional

    DCivil

    DAmbiental

    DAdministrativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s