Caverna do Dragão

CAVERNA DO DRAGÃO – EPSÓDIO FINAL

A Caverna do Dragão foi um desenho que passava nas manhãs da TV Globo na década de 80 e também na década de 90. Fez muito sucesso e influenciou pelo menos duas gerações aqui no Brasil.

A premissa era relativamente simples: amigos adolescentes (e uma criança meio mala) entram em uma montanha russa em um parque de diversões e são levadas para um universo alternativo.

Lá cada uma recebe poderes especiais de um mago (mestre dos magos) e precisam encontrar o caminho de volta para casa, enfrentando as mais fantásticas aventuras.

Infelizmente o último episódio nunca foi escrito, o que gerou margem às mais estapafúrdias versões. Talvez a maior delas seja a de que os garotos estejam mortos e que o Vingador e o Mestre dos Magos sejam, na verdade, a mesma pessoa.

Embora este roteiro fosse comum nos quadrinhos, não era roteiro típico de desenhos do início da década de 80 e, por mais legal que possa parecer, não é o roteiro verdadeiro.

Na verdade, o episódio final chama-se Réquiem e você pode encontrar o roteiro original clicando aqui http://www.michaelreaves.com/pdf/requiem_sec.pdf. O arquivo está em PDF e em Inglês (mesmo que você somente fale “The book is on the table”, é possível a leitura do arquivo).

Agora, se você não é versado na língua de Shakespeare, vai aqui um pequeno resumo: são dois episódios em que os grupos se dividem por conta de uma aposta entre o Vingador e o Mestre dos Magos (que não poderia ajudar os garotos).

Após uma série de desentendimentos, eles acabam atuando conjuntamente e abrem um baú que se encontrava em uma torre secreta. Assim, libertam a parte boa da alma do Vingador que volta a ser uma pessoa boa, e descobrimos que ele é filho do Mestre dos Magos.

O Mestre dos Magos diz que eles podem voltar para casa, mas ainda há muitas aventuras a serem vividas, e o programa termina.

Quem nunca sonhou em ser o Hank (arqueiro) e tantos outros. Há um verdadeiro culto em torno deste desenho como você pode ver na foto abaixo.

Seja como for, há boatos fortes de que está sendo produzido o filme da série e torço muito para que o filme seja tão bom quanto a série.

Muitos não entendem a importância desta série, mas basta dizer que, para minha geração, este desenho possui o mesmo efeito que as madeleines de Proust no início de “Em busca do tempo perdido”. Trata-se da nossa memória afetiva que nos leva a uma época mais inocente. Afinal de contas, quem nunca pensou, antes de dormir, que seria legal ser um dos membros da série? Se você respondeu que nunca fez isso, sua mentira custará a ira de Tiamat, o Dragão.

Autor: guimadeira

Sou um cara de fé que acredita em sonhos. Fã incondicional de Shakespeare, Paulo Coelho e de Gabriel Garcia Marques, também adoro Neil Gaiman e Steven Spielberg. Ah, também tenho vários livros publicados, sou mestre e doutor em processo penal pela USP e Juiz de Direito. Corredor amador.

14 comentários em “Caverna do Dragão”

  1. Nem acredito que descobri o final deste desenho inesquecível….Eu nao perdia nenhum epsódio de forma alguma. Valeu mesmo Madeira ….. é nóis mano!!!!

    Curtir

  2. Olá Professor! Falaste na aula hoje sobre seu blog e anotei para ver o que dizia sobre a caverna do dragão. Fico feliz em me identificar com o seu gosto pois amava o desenho e sempre quiz ser a Diana!!! E se um dia fizerem o filme vou pular de alegria!!!
    Gostei muito também do pequeno trecho da sua história de luta e perseverança nos momentos mais penosos de sua jornada. Olha, com certeza mexeu com muita gente assim como me deu a esperança de que estou indo pelo caminho certo e que a minha luta não é em vão. Bom, obrigada pelas excelentes aulas e como o senhor mesmo diz ” é nóis mano!!”
    Abraço e mais uma vez obrigada.

    Curtir

  3. Ah Prof. eu continuo acando que a culpa é da Uni.. sempre que eles estavam quase saindo ela ficava para trás e o portal se fechava! Ela deve ter alguma relação com a alma ruim do Vingador! rsrsrs

    Curtir

  4. Adorei…..sempre tive curiosidade de saber o final da tão assitida série “Caverna do Dragão”…..Valeu Dr. Madeira, espero que meu próximo contato seja pra informar minha aprovação no exame da Ordem…Abraços.

    Curtir

  5. Nossaaa…quase morri de rir na sala de aula, mas adoreeiiii saber que um juíz de Sampa ia nos dar aula de proc penal e que ainda por cima gostava de caverna do dragao (isso é bem mais do que a realidade täo próxima de nós, pobres mortais)…Meuuuu vc eh muito simpático de verdd..Aqui em Tauabté tbm temos um juíz dez..o Prof Guilherme Feliciano…Conhece ?!
    Eh sou estagiária do MP e vc tem razäo acho q sou eu e meus colegas que denunciamos e arquivamos os casos da CITY aki..rsss (nunca em pensei em ser Magi, mas confesso q ser Mini naum é täo legal assim)
    Tenho q ser sincera que sempre achei que o prof Darlan usava peruca mesmo(parece um robo na frente da camera)…eu mandei um e-mail criticando ele (sério) por ter maltratado o povo alemao na aula(q isso perdeu a nocao do perigo ele eh )…mas tudo bem ele vai ver só ..a lagoa vai secar p ele jacarezinho de peruca..e naum adianta ele me rogar praga naum como ele faz com o povo lá!!
    Parabéns pela aula e pelo exemplo de Magistrado que este país deveria ser…
    Abracäo Larissa -Taubaté

    Curtir

  6. Bom dia, Profi!!!!
    Tive aula com o Sr. ontem (04/11/09) na Unidade LFG de São José (SC)… Quando o Sr. falou que no seu blog tinha o final da Caverna do Dragão, nao resisti.. primeira coisa que fiz quando cheguei para trabahar hoje, foi acessar seu blog, hahha.. A caverna também é da minha época e eu sempre fiquei vidrada nesse desenho…
    Obrigada pela oportunidade de saber do fim dessa série e, embora nao seja muito muito fã de penal, amei sua didática em sala!!! Obrigadaaa!!!!

    Curtir

  7. Prof! Adoreiii o resumo da série, tenho 25 anos e sou fã, apaixonada por tudo que vem dos anos 80, 70…desenhos, musicas, seriados, até novelas…rsrsr

    Tenho que dizer, suas aulas são espetáculares, TUDO de bom…é uma delicia assistir…

    E vc em especial, pessoa exemplar…parabéns..

    Um grande abraço..

    Márcia…

    Curtir

  8. Essa estória tá mal contada. Boto fé que a uni tá numa fita cabuslosíssima, afinal ela sempre empatava a volta para casa.
    Abraços
    Felicidades

    Curtir

  9. Boa Tarde!!!
    A Serie Caverna do Dragão, foi o melhor desenho criado de todos os tempos, assisti muito este desenho quando criança, é muito bom.

    Mas para felicidades dos amantes da Caverna do Dragão, e para aqueles que já tem a OAB, o desenho ainda esta na ativa na Rede Globo, e passa nos sabados pela manhã, as 10:00 horas….

    Um abraço..

    Curtir

  10. Acho que a primeira “dúvida de Processo Penal” que todos temos, ao começo de sua aula, é se realmente tem o último capítulo da Caverna do Dragão neste blog…Hahaha..
    Sensacional.,Tirou a curiosidade de mais uma.

    Professor incrível!

    Um abraço,

    Vanessa Fraga – Volta Redonda, Rj.

    Curtir

  11. Bhá Professor….

    Adorei o final, achei o maximo….

    Fiquei pensando inumeras vezes no final… No minimo é o maximo…

    Adoro as suas aulas, são “fodasticas”…

    Bhá professor, o senhor é 10 e as suas aulas são otimas.

    Felicidades….

    Cristina Bernardi – Caxias do Sul/RS.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s