Celso de Mello e os Juízes de Berlim
Como todos sabem, tenho profunda admiração pelo Min. Celso de Mello (até porque foi Promotor de Justiça na vara em que atuo como Juiz, rs).
Segue abaixo a fala do Ministro na abertura dos trabalhos do STF do segundo semestre. Até que me mostrem o contrário, afirmo e reafirmo: ainda há juízes em Berlim e, tanto Celso de Mello quanto Gilmar Mendes, são exemplos destes juízes de Berlim.
Ah, para entender a expressão “Juízes em Berlim”, dê um google. Segue a fala do Ministro:
“Inaugura-se, com esta Sessão plenária, e com a presença dos eminentes Senhores Ministros, o segundo semestre judiciário no Supremo Tribunal Federal.
Sendo esta a primeira oportunidade que se me oferece, tenho por adequado e oportuno, com a reabertura dos trabalhos desta Suprema Corte, fazer a seguinte declaração.
Eventos notórios, Senhor Presidente, que foram largamente divulgados, no mês de julho, pelos meios de comunicação social, levam-me a reafirmar, publicamente, o meu respeito pela forma digna e idônea com que Vossa Excelência, agindo com segura determinação, preservou a autoridade desta Suprema Corte e fez prevalecer, no regular exercício dos poderes processuais que o ordenamento legal lhe confere, e sem qualquer espírito de emulação, decisões revestidas de densa fundamentação jurídica”.
PS – Em uma época em que o fanatismo contra a liberdade e o gosto por sangue é vontade de todos, mais do que nunca precisamos de juízes em Berlim.