2 Fase da OAB – Penal -Algumas observações

Ontem, dia 20.01, tivemos a aplicação da prova da segunda fase da OAB.

A peça prática foi contrarrazões. Em tese peça relativamente simples e no entanto, dado o elevado número de teses eu temo que alguns alunos percam pontos caso não tenham visto todas as teses.

É difícil avaliar quanto será atribuído a cada tese, no entanto é algo que precisamos ficar atentos quando vier a correção. Eu temo que, pelo número de teses, os corretores possam errar no momento da correção.

Quanto às questões, foram de nível elevado. Considerando os últimos exames da OAB, creio que foi um dos mais exigentes em termos de questões.

Agora é hora de descansar e, sei que é difícil, mas vou pedir mesmo assim: descanse por duas semanas e depois volte a estudar. Tenha você ido bem ou mal, não importa. Volte a estudar pois o estudo não é perdido.

Caso possa usar a repescagem, volte a estudar para a segunda fase. Caso não, volte a estudar para a primeira fase. O estudo jamais é perdido e você esta se preparando para o pior cenário, embora torcendo para o melhor cenário.

 

Autor: guimadeira

Sou um cara de fé que acredita em sonhos. Fã incondicional de Shakespeare, Paulo Coelho e de Gabriel Garcia Marques, também adoro Neil Gaiman e Steven Spielberg. Ah, também tenho vários livros publicados, sou mestre e doutor em processo penal pela USP e Juiz de Direito. Corredor amador.

5 comentários em “2 Fase da OAB – Penal -Algumas observações”

  1. Professor, errei várias coisinhas na peça! Tudo falta de atenção! Ridículas!
    Errei o prazo (coloquei dia 14, não me pergunte o pq! Vou fazer aula de matemática, porque olhaaaa…..)
    Coloquei “apelante: joão” (meu cliente 😒😒)
    Eu NÃO vi a tese “g” em cima na outra página, apenas a mais fácil… (sem comentários… nervosismo de cegou!)

    De resto (em questão de peça) foi tudo +-, meio confuso, mas expliquei +- como no espelho.

    Acha que perco muito pelas burradas.

    Ah, pergunta, tese do crime ser hediondo, a súmula vinculante 26 não era fundamento?

    Sobre as questoes… justifiquei certo o artigo 384, na questao 2. Mas coloquei Emendatio, e não Mutatio 🙄, acha que eles consideram algo?

    Curtir

    1. Ahhh… e por fim…
      Vocês foram ótimos!
      Sei que tudo foi falta de atenção… seja pelo nervosismo, pouco tempo… mas vocês não falharam!
      Estão de parabéns!!!

      Curtir

  2. Olá professor!
    Fiz o curso com vcs do Damásio e gostei bastante! Quanto à prova de ontem, senti que o fator tempo foi crucial. Sabia tudo que tinha que fazer: acertei a peça, o fundamento, a data, etc. Fui paras as questões e fiz com esmero a única que achei mais fácil. Sabia exatamente o que fazer em toda prova, mas fiquei muito dividido em colocar logo no papel e procurar todos os fundamentos legais. O resultado foi uma peça meio porca e qusse todas a teses sem citar o fundamento legal. Ou eu procurava ou eu terminava a peça! Isso tudo sem contar com a fome (risos), não sei pq a OAB mandou chegar 11:30.
    Abraço!

    Curtir

  3. Professor, a peça achei tranquila, entretanto havia muitas teses e quando vi quase não coube o pedido!! Achei o espaço curto para tantas teses. Sobre as questões achei bem puxadas, a questão 1 e 4 um pouco mais “fáceis”, mas a 2 e 3 só por Deus! Agora é esperar e tentar não ficar fazendo contas precipitadas de quanto acertou! Será q vão pegar mais leve na correção? Esperava uma segunda fase mais fácil depois do terror da primeira.

    Curtir

  4. Concordo que a dificuldade maior na peça foi a quantidade de teses, mas foi mais cansativo do que difícil. Tivemos que rebater 7 pedidos da acusação, o que quase equipara a peça ao número de questões discursivas, com a questão da fundamentação ser mais amarrada por se tratar de pedido e não de simples resposta dissertativa. Quanto às questões, achei mais difíceis do que a média das edições passadas, mas também achei que alguém tinha tesão em arma de fogo porque um guardava duas pistolas no trabalho, o outro sujeito queria importar fuzil e a última tinha arma na bolsa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s