Mais um crime ambiental no Brasil. O crime de Mariana não foi suficiente para que mudássemos. Tivemos que suportar agora mais este crime. Enquanto escrevo este texto os números não estão fechados. No entanto, em termos de mortes humanas, corremos o risco de ter o maior crime ambiental da história do Brasil.
E o que devemos aprender e fazer? Posts no instagram e textos são bonitos, mas de nada valem se não aprendermos as lições.
Precisamos aprender que o meio ambiente importa. Que não é coisa de comunista (como bem disse o presidente FHC). Meio ambiente é justamente aquilo que, se faltar, não haverá para quem reclamar. Não haverá ação judicial, hashtag na internet ou o que quer que seja. A Terra é uma só.
O meio ambiente importa e ele não é coisa de comunista.
Quer saber mais o que acho que devemos aprender?
O Direito do Trabalho importa.
Com a reforma trabalhista, houve tabelamento do dano moral. Está lá no artigo 223-G, parágrafo 1 da CLT: o tabelamento do dano moral. Sem querer discutir se é inconstitucional ou não, quero que pensem.
Pensem no trabalhador da Vale que morreu e que ganhe 2 mil reais por mês. Agora explique para a família que eles receberão de danos morais no máximo 100 mil reais. Este foi o valor da vida do pai deles.
Agora imagine que seja o seu pai.
Muitos apoiaram a reforma trabalhista porque se veem no lugar do patrão. No entanto, a alteridade deve estar com o empregado. Eu sou empregado, não sou patrão. Não sou dono de cursinho, sou empregado.
Eu sei de que lado estou e não me deixo enganar.
Boa Mestre, sempre ponderado e indagando a todos a refletir sobre o que se está acontecendo. Sem tomar partido de qualquer lado.
Parabéns
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente texto, professor! Bela lembrança a essa aberração que foi a taxação do Dano Moral
CurtirCurtir