About

madeira1Foto Augusto Canuto

Sou um cara de fé, que acredita em sonhos. Mais a meu respeito, você pode encontrar no post 33 anos.

Para facilitar, vai abaixo o post 33 anos, publicado em 10.10.2008

Há 33 anos, numa pequena e pacata cidade do interior de São Paulo eu nasci. Filho de uma professora e de um hippie (pai, é fogo, mas é a sua essência), hoje é dia de buscar o fio de prata que me conduz a quem eu era, para que possa entender o que me tornei e possa buscar enxergar para onde aponta a jornada em que me encontro.

Fui criado em meio a muito amor por minha mãe (não direi, como muitos, que foi amor demais, pois amor nunca é demais).

Sempre estive cercado do que havia de melhor na vida: poesia, beleza, literatura, cinema e esportes. Hoje, o último anda relegado demais, e sinto muita falta, de maneira que fica como projeto para que, quando o sol estiver nesta mesma posição espacial de hoje, eu possa dizer, voltei a praticar esportes.

Ainda em Bebedouro, tive o privilégio de crescer ao lado de grandes sujeitos: para alguns a distância foi fatal, para outros, apenas reafirma nossa comunhão. A ambos, sou grato por me terem permitido que a infância e a juventude fossem simplesmente espetaculares.

Em 1993 a mudança para São Paulo: finalmente entendi Caetano, quando diz que Narciso acha feio o que não é espelho. O ódio inicial virou um profundo caso de amor e, hoje, meu amor por Sampa é incondicional.

Na faculdade forjaram-se grandes alianças que ainda persistem, embora o encontro seja cada vez mais raro, o que me entristece.

Após a faculdade, o falecimento de minha mãe, a aprovação no concurso público aos 23 anos, o casamento, o nascimento de minha filha, o mestrado, as aulas, a realização profissional e a frustração pessoal pelo término do casamento.

Enfim, casei, tive uma filha, descasei e, para ser sincero, teria feito tudo novamente. Embora a dor do afastamento seja muito grande (tão grande, mas tão grande, que as vezes dá vontade de acordar), confesso que neste aspecto faria tudo de novo.

Ainda que este amor não tivesse gerado minha jóia mais preciosa, mesmo assim faria tudo novamente: o privilégio de num curto período de minha vida sonhar junto o mesmo sonho faria tudo valer a pena novamente.

E agora, onde me encontro?

Professor, Juiz, autor de livros, nada disso sou eu e, ao mesmo tempo, tudo isso faz parte de mim. Mas não me resumo a isso, não me limito a isso, no fundo no fundo, continuo sendo o mesmo sujeito que era aos 15, e isso me deixa feliz: sou um cara de fé, que acredita em sonhos.

Espero que nos próximos anos continue a manter esta mesma definição de mim: um cara de fé, que acredita em sonhos.

É isso amigos, força e fé, amor pro que der e vier, sempre.

 

PS – Há uma música profundamente errada e outra profundamente certa. Menciono as duas abaixo, dizendo que eu já fiz a minha escolha sobre qual estrofe está certa, cabe a você fazer a sua.

Madeira

Estrofe 1: Tristeza não tem fim, a felicidade sim.

Estrofe 2: É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe.

Anúncios

299 comentários em “About”

  1. Professor, nao tenho nem palavras para descrever o maravilhoso texto! Muito lindo mesmo. Bom, fui sua aluna aqui em Jundiaí no Prima/LFG, fiz curso pra OAB agora no final de 2008. Amava suas aulas, a sua didática é impressionante! PARABÉNS.

    Hoje, 2 dias antes da prova achei seu site e resolvi entrar. Adorei as dicas, e mais, esse seu texto é barbaro. Mais uma vez, PARABÉNS, porque hoje, é muito difícil encontrar um homem que fale em AMOR. Continue sempre assim, porque se nao pensarmos nos nossos sonhos, pra que tantos esforços, nao é mesmo? beijos. Rafaela.

    Curtir

    1. Oi Professor tudo bem?? Fui sua aluna no LFG OAB/MINAS de abril 2009, nao sei se vc lembra de mim, ehehe
      e to passando por aqui pra dizer que passei, e pra agradecer você e todos os outros professores, que me ajudaram muito, parabéns pelo ótimo curso, pelas ótimas aulas, vc é um excelente professor!! talvez um dia a gente se encontra por aí de novo!!
      manda um bjaooo pra Paty por mim, ela tb é demais..
      bjo

      Curtir

  2. Oi Professor… Doutor… Sonhador… Grande homem! Homem de fé, como você mesmo se identifica. Hoje pela primeira vez tive aula com Vossa Excelência, que aula viu!!! Quero desejar de todo coração, que você, como grande sonhador e homem de fé, nunca pare de sonhar… porque os sonhos nos fazem realizar coisas que jamais imaginamos… Os sonhos não pagam imposto… como dizem por aí! Mas o que interessa, que conheci um homem que é gente como a gente… Parabéns… Que Deus, na Sua infinita bondade e misericórida te ampare e te proteja.
    Abraços,
    Janne Lima
    P.S.: Sou funcionária do TJ em Santa Catarina e futura Magistrada.

    Curtir

  3. Olá, Guilherme Madeira. Você é simplesmente nobre! Em todos os aspectos. Assistindo tuas aulas, pude perceber o homem encantador que é você. Humano, senssível, inteligente, sincero com suas palavras…… e acima de tudo, um excelente professor…PARABÉNS!!!!
    Se por acaso, vier a Goiás, ficarei honrada em conhecê-lo pessoalmente.
    Tenho umas dúvidas pessoais que gostaria da tua opnião. Se puder me adicionar em teu e-mail e msn (karla_augusto1@hotmail.com).
    Sou tua aluna da unidade de Anápolis-Goiás.
    Beijossssss……….
    Karla.

    Curtir

    1. Karla

      Concordo com você…
      não tenho palavras para descrever que maravilhoso professor ele é, além de demostrar um caráter elevado.

      Curtir

  4. Prezado professor Madeira, estou tomado da mais profunda perplexidade………., parabéns ao senhor, temos infancias parecidas, nasci em sampa, no tatuapé, antigo hospital cristo rei, mas fui criado em minas, numa pequena e maravilhosa cidade chamada LIBERDADE, minha familia é toda de minas, apenas uma tia morava em sampa à época.
    Atualmente me preparo para segunda fase da oab de minas, moro em varginha, e tbm luto muito, mesmo, e sem desanimar……
    Certo está o senhor, força sempre, coragem, é sobretudo fé, acreditar que somos capazes.
    Me permita, mudar radicalmente de assunto, sei que o senhor abordou o tema em sala, mas considerando sua elibada experiencia em provas de oab, sobretudo em minas gerais, e considerando tbm as mudanças na lei processual penal o senhor acredita que a peça desta prova do dia 01/02 possa cobrar algo relativo as mudanças?
    Não que eu queira estudar apenas as provaveis de cair, mas como lhe disse pela sua experiencia, conhecedor do exame de minas, o que o sennhor me aconselharia??
    Adorei suas aulas, confesso que tenho o maior desejo de lecionar tbm, não sei onde, quando , como, mas seguindo os seu exemplo, com fé , coragem e amor, vamo que vamo, um dia chego la, sou apaixonado por uma sala de aula, me formei em dez de 2007, nao vejo a hora de retornar.

    Grande abraço ao senhor, felicidades, muitas , pois és merecedor.

    Curtir

    1. Caro Emanoel,
      difícil dizer as prováveis de cair, tentarei farei um post sobre isso (avise os colegas mineiros, até o final da semana, um post só para vcs).
      Por agora, acho que deve cair algo da primeira fase do júri, um rese mais espeficamente, rs. Ms, farei um post para vcs.
      Abração

      Curtir

  5. Valeu grande professor, muito obrigado pela dica, vou comentar com os colegas do curso aqui de Varginha.

    Muito sucesso, paz !!

    Grande abraço

    Curtir

  6. Professor Madeira,
    parabéns voce é 10!!!explica com clareza e faz tudo parecer fácil.
    me contaram que você pe craque em intuir a apeça que cairá na OAB 2º fase/SP, poderia dar uma dica??
    aproveito para fazer uma reclamação:tivemos poucas aula c/você.
    beijos, boa srte na carreira e em sua vida.
    Adriana Caires- Catanduva -SP

    Curtir

  7. Professor achei o texto que o Senhor escreveu maravilhoso, mas acho que ainda vai voltar com a sua
    esposa e ser feliz em sua vida sentimental, não desista dela lute para ficar ao lado dela e de sua filha eu sei que o casamento não é fácil,muitas vezes o nosso “eu” tem que ficar em segundo plano, devemos apreender a ceder.Desculpe se fui impertinente, mas uma pessoa como o Senhor merce ser completamente feliz.
    ass. Lilica – SCS

    Curtir

  8. Prezado professor Madeira,
    primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelas excelentes aulas ministradas no curso preparatório para OAB, primeira e segunda fase.
    Assisti aos comentários sobre a prova de penal da oab 2 fase – SP pelo site do LFG e gostaria de tecer alguns comentários, sem muitas pretensões, sobre duas perguntas que caíram na prova.
    1) A pergunta sobre prescrição penal, posso afirmar com quase certeza que a prescrição que ocorreu foi a da pena máxima em abstrato, tendo em vista que o crime era o do art. 63 do Código de Defesa do Consumidor, cuja pena máxima aplicada é dois anos de reclusão e multa.
    O problema havia informado que o crime aconteceu em 2001 e o recebimento tinha ocorrido em 2006. Desta forma,s.m.j., a prescrição pela pena máxima ocorreu em 2005 e não tinha porque ser calculada a precrição pela pena in concreto.
    2) Quanto à pergunta do crime praticado pelo advogado, o livro do Mirabete deixou bem claro que seria o crime do art. 205 do Código Penal (exercício de atividade com infração de decisão administrativa),NUNCA TINHA OUVIDO FALAR, mas tinha jurisprudência tratando exatamente do assunto, sobre advogado que exerceu atividade e estava suspenso. Certo, ainda, que a pergunta deixou bem claro que o crime a ser tipificado estava no Código Penal.
    Agradeço a atenção, abraços e boas aulas.

    Curtir

  9. Bom dia professor fui aluno seu na 2º fase, gostei muito de todas aulas, me senti preparado para realizar uma boa prova.
    A minha peça foi o ponto 1, onde falava que tinha ocorrido o crime de falsificação de moeda apto a enganar, logo me lembrei de sua aula de competência, o problema disse:
    O delegado requereu a preventiva pela garantia da instrução criminal, o ministério público opinou pela prisão e, o juiz decretou, mas no entanto quem cometera o delito confessou o crime, esclareceu onde falsificava, não era reincidente, tinha ocupação lícita e não influenciou nenhuma testemunha.
    Pois bem enderecei para o juiz federal, requeri a revogação da preventiva nos termos do artigo 312 e 316
    minha tese foi falta de necessidade, sendo que ele não preenhia os requisitos do 313 cpp.
    Esta correto?
    Quanto as questõs uma tive que deixar uma em branco, pois não deu tempo. As outras acho que fui bem, mas sobre a questão do advogado suspendo pela oab que atuou em varias causas fiquei confuso, sendo que dizia para tipificar no código penal, mas o Delmanto, Capez, Ricardo Andreucci, escreveram que não se tratava do crime do 205 cp, e sim do art 47 da lcp, eles não deram brecha nem para as duas correntes, ou seja 205 cp, e 47 lcp, pois bateram firme que se tratava de norma penal em branco tendo que estar regulada pela lei da profissão, por isso o delito era o 47 da lcp, não tive dúvida em ir na opinião desses grandes doutrinadores.
    Será que oab cosidera alguma coisa nessa questão?
    Me desculpe de escrever tanto, pois estou muito nervoso. Será que tenho chance de passar mesmo tendo deixada uma em branco?

    Curtir

    1. boa tarde professor madeira,meu nome é Izac sou policial militar no estado do espirito santo e estou estudando para prova de cabo da policia militar, e por acaso no youtube, pude ver suas aulas muito boas, excelente, e estas aulas são maravilhosas que me levou querer estudar, suas lições de vida no final de cada aula me deram um novo rumo a minha vida, que estava esperando a promoção por antiguidade, mas agora vou estudadar e vou passar, por isso muito obrigado professor madeira por suas aulas. desculpe algumas pronuncias erradas mas foi de coração e que Deus lhe proteja sempre.

      Curtir

  10. Madeira, gostei muito das aulas preparatórias para a 2ª Fase OAB. Parabens.
    Acompanhei seu comentário sobre a prova de Penal OAB, principalmente ponto 1. Não houve prisão em flagrante em nenhum momento. Eis sintese do ponto.

    Mariano, solteiro, comerciante,residente em São Paulo (tinha o nome da rua), nascido em 1960, foi intimado a comparecer a delegacia para prestar depoimento sobre crime de fabricação de moeda falsa. o mesmo compareceu expontaneamente ao depoimento, acompanhado de seu advogado, confessou o crime e ainda indicou o local onde fabricava as moedas, deixando claro que não as colocou em circulação. As moedas ou as notas falsas, não me lembro bem, eram idênticas as verdadeiras.
    As testemunhas foram ouvidas e declararam que em momento algum foram ameaçadas pelo acusado.
    Mariano reside em São Paulo há mais de 20 anos e não tem qualquer antecedente criminal.
    O delegado do caso pediu a prisão preventiva, do acusado, justificando necessidade de segurança processual, sendo a cautelar deferida. Foi oferecida a denúncia.

    Como advogado de Mariano ingresse com a melhor medida.

    Em momento algum o ponto fala do acusado estar preso.

    O ideal seria HC, mas não podia.

    Enderecei à Vara Federal da… Secção Judiciaria de São Paulo.
    Pedi a REVOGAÇÃO DA PRISÂO PREVENTIVA, com base no 316 do CPP,com expedição de contra-mandado, justificando o pedido pela ausência dos requisitos do 312, que embora fosse crime com previsão de reclusão, o tipo não é considerado grave ao ponto de exigir prisão, principalmente por não ter causado nenhum dano a outrem e não existir noticia de atos contra a segurança processual e instrução criminal, tendo em vista que o inquérito ja havia terminado sem interferência negativa do acusado.

    Curtir

  11. Professor, Doutor, em pese seu ilibado saber jurídico, existem entendimentos que cabe liberdade provisória de prisão preventiva quando presente a custódia.

    Gostaria de uma maior explicação sobre o tema.

    Curtir

  12. aprendi muito com você nas aulas do lfg em sinop mato grosso;tenho uma duvida qual o nome correto para a peça apos a citaçao do reu,pois alguns dizem ser defesa prévia outros defesa preliminar?
    obrigada

    Curtir

  13. Olá Professor Madeira td bem?
    Primeiramente, quero agradecer as suas aulas,pois me ajudaram mto tanto na 1ª e 2ª fase da OAB além de tudo seu incrivel humor “irmão”. Fui aluna do LFG de Dracena/SP.
    Estou mto preocupada com minha peça fiz o ponto 02 (queixa crime), porém acabei com o meu pedido, pq esqueçi de pedir o recebimento da inicial bem como a citação do réu e tbém n~coloquei a agravante do artigo 60 (maior de 60 anos). Qto a reicidência embora n~tenha citado artigo, porém falei que o querelado ostentava maus antecedentes com decisão definitiva.
    Gostaria de saber se irão tirar mtos pontos ou desconsiderar a peça. Em eventual recurso qual seria a saída?
    Um grande abraço, dessa estudante desesperada. rs.
    Gisele.

    Curtir

  14. Olá, agora, professor Guilherme!!! Sua aula foi ótima hoje e através dela reforço e renovo a idéia de que os bons são como vinho, tornam-se melhores sem perder a essência.
    Era 1993, e quem diria naquela época que cada um de nós passaríamos o que passamos?
    Quem diria que em 2009 eu estaria tendo aula com você…
    Estou no extensivo da unidade lfg de santo amaro, ainda não é meu tempo de prestar OAB, estou no 9° semestre mas, esta foi uma forma que encontrei para conseguir estudar em meio as minhas atividades.
    Muito, muito legal Gui.
    Abraço!
    PS: Reparei que vc adquiriu óculos!

    Curtir

  15. Conheci um Guilherme durante o mestrado na USP que podia ser resumido em três palavras: prático, cético e corinthiano.
    , Hoje, algum tempo depois do nosso primeiro contato, que se deu minutos antes da aula com o Scarance, posso concluir, sem dúvida, que aquelas três características escondiam algo maior:
    a praticidade na verdade era objetivismo próprio de quem gosta da vida;
    o ceticismo, na verdade, era desgosto com injustiças e perda de tempo com semânticas desnecessárias;
    Quanto ao Madeira corinthiano… que bom que continuas assim.

    Parabéns amigo pela tua brilhante carreira e pelo caráter e sentimento plasmados em sua palavras.
    Espero que continue escrevendo, lecionando e judicando com amor.

    Parabéns pelo blog.

    E viva o corinthians!!!

    Curtir

  16. Professor querido e maravilhosamente sábio…

    Deixa eu ser sua Lisa Simpson????

    Adoro suas aulas, sua simpatia e tudo mais me deixou assim…Querendo realmente aprender!

    Sua Lisa.

    Curtir

  17. Olá professor Madeira,
    meu nome é Daniele, sou tua aluna no curso Prima da Rede LFG e resido em Cuiabá-MT; Gostaria de saber sua opinião em relação a data da próxima prova da cespe nacional (2009.01). Muitos dizem que será no final de maio.. outros apostam ainda que a prova se realizará em junho.
    Muito Obrigada!

    Curtir

  18. Professor Madeira, desde já presto minha elevada estima e apreço, além de muito admiração pelo seu dinamismo e humor ao lecionar.
    Desculpe pela ousadia e entenderei se não houver possibilidade do senhor me ajudar.
    Fiz o exame 137 da OAB e não passei, meu recurso foi indeferido, todavia, julgo estar padecendo de grande injustiça, motivo pelo qual estudo a possibilidade da interposição de M.S.
    Gostaria, se possível, que o senhor verificasse o meu caso, já que acredito estar totalmente certo e portanto, injustiçado pela comissão julgadora do exame.
    Antes de qualquer conhecimento, acredito que o operador do direito tem que buscar a única, lidma e real JUSTIÇA, sem a qual não poderemos engajar nossos pleitos e é por esse motivo que busco teu auxílio, pois se me disser que estou errado irei entender e acatar a decisão, mas caso contrário brigarei até as últimas consequências.
    Obrigado pelo espaço e aguardo contato, via e-mail.
    Um grande abraço e que Deus te abençoe nessa tua caminhada.

    Curtir

  19. Grande professor,

    Tenho a certeza: és um bom homem!
    Gostaria de agradecer as ótimas aulas do curso reta final da AGU. Sei que está torcendo por todos nós.
    Me identifiquei muito com sua história. Como o senhor, nasci e fui criado em uma cidade do interior de MG(soledade de minas) e depois fui fazer faculdade na capital (BH). Como o senhor, me apaixonei pelo Direito quase ao final do curso e estou batalhando, para, tb como o senhor, ser reconhecido pela luta e pelos sonhos que nunca deixarei de sonhar.
    Saiba que mesmo com o pouco tempo de contato por aulas telepresenciais (assisto aulas na unidade de Unaí-MG), tive a certeza de que o senhor é uma pessoa iluminada e estarei aqui orando para que seus SONHOS sempre se realizem.
    Grande abraço,
    Fabiano

    Curtir

  20. Olá, Prof. Madeira,
    Sou aluno do Curso Extensivo/OAB-telepresencial ,matutino, da Unidade Senhor do Bomfim /BA. Gostaria de saber qual o procedimento para responder aos TESTES de DPP.
    Muito grato,

    Eudaldo Miguel da Costa

    Curtir

  21. Madeira, segundo a descrição no Michaelis – “Substancia solida,…vasos condutores de seiva bruta…” Assisti na manha de hoje, pela primeira vez, sua aula…prazer em conhece lo!
    Salve o Madeira! o Madeira sonhador – realizador dos seus sonhos… e se por acaso nao realizar a contento, nao era pro seu bem rsss siga em frente! o Madeira “imortal” – que compartilha seus conhecimentos, ministrando de forma singular o show de aula que me identifiquei…enfim, sendo quem voce é, antes de tudo um SER HUMANO, Deus o proteja sempre.
    Sandra KFOURI.

    Curtir

  22. Olá Professor, tudo bem?

    Sou de Sorocaba/SP, e hoje tive a sua 1ª aula no Reta Final.
    Quero lhe parabenizar pelo modo de ensino,onde nos mostra muito conhecimento e dedicação ao aluno.
    Muito obrigada pela aula ministrada.
    Um grande abraço Évelin.

    Curtir

  23. Prezado Prof° Madeira,

    “Você é o cara!” – por tudo que tens ensinado, e por tudo de bom que há em sua postura séria, honesta e ética que sugere a todos.

    “Você é o cara!” – que abre seu coração aqui no blog.

    Agradeço pelas aulas e dicas, mesmo que virtuais.

    Amplexo

    Curtir

  24. Mestre!!!
    Amei ter aulas com você, e agora lendo este texto, passo a te conhecer um pouco mais, e me torno mais e mais sua fã, obrigada por todo ensinamento.
    Continue assim, esse ser humano maravilhoso, um cara de fé, que acredita em sonhos.
    Que Deus sempre te abençoe, felicidades.

    Bjs

    Curtir

  25. Boa Tarde Professor

    Obrigada, pela transmissão de conhecimento, palavras de conforto, experiência de luta, força, amor e fé….
    Tudo é transmitido com emoção, vida.
    Adoro suas aulas (LFG), sou sua fã!
    Obrigada é pouco, vc foi o cara q me fez acreditar, q me fez quebrar limites e conseguir aprovação.
    Abraços

    Curtir

  26. Prorfessor Madeira,

    Obrigado pelas maravilhosas aulas ministras no prima, tele presencial, gostaria que soubesse que me tornei sua fã, o sr. nem imagina como falei seu nome logo após a prova da OAB/MS, foi tudo o que o sr. disse que cairia, foi maravilhoso poder acertar todas sem errar uma, pena que eram poucas e que as outras materias não tenha assimilado tanto como a sua. Resumindo não passei mas gostaria que soubesse que você é D+ e nunca é muito dizer o quanto uma pessoa é importante. E voce professor é simplismente 1000. Gostaria de nao ter que fazer a prova da ordem novamente mas infelismente ainda nao chegou a minha vez, fico triste, mas Deus sabe o momento. Fique com Deus, continue tendo fé, amigos não faltarão na hora certa tudo vem.

    Bjs.

    Curtir

  27. Fui seu aluno no curso preparatório da OAB na LFG, primeira e segunda fase. Sou de Poços de Caldas – mg. Fiz o exame em dezembro,na OAB – MG, e passei pela primeira fase com 79. A segunda também passei com 8, apesar de não ter conseguido escrever o pedido da peça por falta de espaço. Mas o que eu quero saber é a respeito do congresso do IBCCRIM. Gosto muito do tema, direito penal, só não advogo ainda na área por falta de oportunidade. O congresso é interessante? Os caras que a gente só vê na tela como você,o professor Luiz Flávio Gomes, entre outros , estarão lá? Um abraço, como diria você em suas aulas, meu velho!!!

    Curtir

  28. Professor, aprendi a te admirar, a priori te achava muuuuuuuuuuuuito maluco, mas com o tempo aprendi a te admirar, baca ter sido sua aluna no curso da LFG de campinas/sp.,sua aula sobre o ECA me deixou facinada, poderia me ajudar a ministrar uma palestra para professores e alunos do ensino fundamental de uma escola municipal onde minha filha é aluna??
    como posso apresentar uma palestra dessa, dizendo tudo ou quase tudo sobre o ECA??
    Qto. a sua história, legal demais, vivemos porque sonhamos em ser ou conquistar sempre alguma coisa.
    grande abraço de sua aluna e admiradora.
    Andréa Prado, Campinas/SP.

    Curtir

  29. Olá Professor Madeira, tudo bem????
    somos do curso LFG PRIMA da Unidade de Sorocaba (parceiros da rede de ensino Luiz Flavio Gomes).
    Nosso curso está sob nova direção, e no segundo semestre estaremos ampliando nossa escola, que agora terá espaço para uma sala de estudos e uma biblioteca.
    Gostaríamos que o Senhor pudesse colaborar com nossos alunos que prestam concursos, e com os que prestam exame da OAB e doasse como cortesia algum(ns) livro(s) para aumentar cada vez mais o interesse dos alunos pela cultura.

    Att.
    Secretaria Unidade LFG Sorocaba

    Curtir

  30. Caríssimo Professor Madeira, faz um tempo que estou querendo enviar-lhe essa mensagem, mas estou correndo atrás de muitas coisas, informando, estou abrindo meu escritório aqui em Sorocaba.
    Sei que pode não se recordar de mim, mas sou aquele que certa vez o Senhor chamou de Barba Ruiva, só por ter a Barba Ruiva (rs).
    Estou enviando-lhe está, para informar que passei no exame 137ª OAB, se recorda fiz as aulas para o exame 136º, mas não conseguindo passar na segunda fase por 0,50, mas tudo bem, não desisti da necessidade e da responsabilidade, comecei a estudar sozinho, sendo que acordava cedo e ia dormir tarde, regra dos 90% de esforço e 10% de sorte.
    No dia do exame 137º, tive a certeza que estava preparado para a segunda fase, mas mesmo assim, fiz a primeira fase e por minha infelicidade fiz 49, mas daí veia a luz Divina, tive os meus 10% de sorte, quando fiquei sabendo que meu nome estava na segunda lista.
    Fui fazer a segunda fase, com um sorriso no rosto, e tive a felicidade de ser convidado a sortear o ponto da peça e não me esqueci de tudo que tinha me ensinado, lembrei da ultima dica que tinha me dado, relaxa e não beba, pois bem, não bebi e posso dizer minha prova estava ridiculamente fácil, acredito que seja por ter estudado e ter tido um ótimo Professor, bem pra ficar certo tive ótimos professores (rs).
    Pois bem, o ponto que sorteei foi o exatamente que achava mais fácil, salvo engano, Revogação de preventiva, ai tive a certeza que foi o segundo dedo Divino.
    Em toda essa jornada, me irritei, cansei e joguei muitas vezes o livro do lado e relaxei, mas tive em todo esse ínterim fé, fé em tudo aquilo que acreditei e acredito, fé em meus Professores e em minha capacidade pessoal.
    Descobri que toda a trajetória para construir o nosso sonho é árdua e sacrificante, mas ao final o sonho esta a um braço de distância, só basta esticar os braços e pegar aquilo que nos pertence.
    Já mais desisti dessa etapa, agora vamos à próxima.
    Um grande abraço e desejo sempre tudo de melhor para o Senhor.

    Curtir

  31. Madeira, parabens pelo seu brilhantismo e seu jeito debochado de ser, tem demonstrado a nos acadêmicos que a simplicidade é uma rrealidade na sua vida, associado com competencia,dinamismo e bom humor. o LFG. está de parabens em ter voce nos seu quadro de professor. Um abraço. Irisnei Teixzeira de Freitas Bahia.

    Curtir

  32. Olá, Madeira se me permite a intimidade, não tive o privilégio de ser sua aluna, mas, estou assistindo-as atraves do tv justiça (moro no interior do Rio Grande do Sul), e gostaria de dizer que me torno a cada dia mais sua fã. Parabens por sua didatica, e suas aulas são “muito otimas”. Rosane.

    Curtir

  33. Professor estou desesperada!
    No 36° exame fiquei na segunda fase porque não consegui terminar toda a prova, fiz correndo, mas nessa eu surtei. Quanto as questões, acredito que não terei problemas porque estavam muito tranquilas, como a prova toda, mas fiz uma burrice que até tenho vergonha de contar….Primeiro, comecei a tremer de felicidade quando notei se tratar de um RESE, mas logo em seguida, lendo o Nucci na parte referente ao 581, X, me confundi e lembrei do simulado, o que melevou a fazer uma apelação, com tese da atipicidade e com pedido de trancamento.
    Professor, por favor, diz que tenho alguma chance com o recurso, estou sem forças para começar tudo de novo!Nesse sistema, se errar o nome da peça, agente pode desistir de todo o resto, não me parece justo. Como fica o princípio da fungibilidade dos recursos?
    Obrigada por tudo!!!!!

    Curtir

    1. Professor Madeira!!!!!! quero parabêniza-lo pela sua extraordinária sabedoria!!!que notório saber jurídico!!!!estou estarrecida e ao mesmo tempo agradecida por sua existência!!!gostaria se possível,de tirar umas duvidas,que muito me atormentam… por favor me responda esse E-mail!!!!Muito obrigada e desde já,agradeço a sua atenção!!!fico no aguardo!!!tenha um ótimo dia!!!e fique com Deus!!!!

      Curtir

  34. Olá Madeira! Não tive a oportunidade de ser sua aluna, como a maioria dos colegas acima. Encontrei no google, por acaso e adorei o “Achado”. Gostei mais ainda de saber que a nossa região produziu alguém tão especial!!! Barretos também se orgulho deste bebedourense. Sucesso, sempre!!!

    Curtir

  35. Professor, estudo pra concurso público e estou querendo focar meus estudos para concurso da PF, será que vc poderia me dar umas dicas de quais livros estudar de Penal e Processo Penal?
    Obrigada pela atenção!!!

    Curtir

  36. Caro Professor Madeira,

    Sou seu aluno na unidade de Marabá no Pará, do LFG, isto com muito orgulho, pois suas aulas são “FODÁSTICAS”, quanto a prova da OAB, acertei a peça, com todas as teses, acertei a questão sobre a declaração para feito de justiça gratuita, bem como acertei a substituição de pena que previa a não reincidência em crime específico, acertei ainda a outra que trata da competência do Tribunal do Júri para julgar o crime doloso contra a vida cometido pelo Secretário de Justiça de MG, errei aquela do crime ambiental. Por outro lado, quanto a questão que trata do roubo, acertei os itens que tratam da qualificadora da arma, bem como quanto ao motivo fútil e da pessoa idosa. Minha dúvida pesa quanto a consumação, eis que ao meu entender a questão cita que o agente subtraiu da vítima a importância de r$-3.000,00, ou seja, ela tirou da o objeto da esfera de disponibilidade da vítima, ainda que por alguns instantes, fato que para mim configura-se como consumado. Professor, tal entendimento retirei do Professor Delmanto, que assim o descreve: “CONSUMAÇÃO DE ROUBO PRÓPRIO: É semelhante à do furto, ou seja, o roubo próprio (caput) consuma-se quando a coisa é retirada da esfera de disponibilidade do ofendido e fica em poder tranqüilo, ainda que passageiro, do agente.” Baseei-me ainda, em Jurisprudências, como esta do STF: “Ao contrário, se o agente teve a posse pacífica, ainda que breve, pois foi preso e houve a devolução do bem, é roubo consumado”. Da mesma maneira, também se baseia o STJ: “Se deixou a esfera de observação da vítima é consumado.”. Assim professor eu coloquei Crime consumado, o que o senhor acha, acertei ou “MIFU” ?????
    Afonso Dias de Marabá no Pará

    Curtir

  37. Parabéns pela carreira profissional, e esperança para a vida emocional!!!!

    Sinto que passo pelos mesmos dilemas…
    Quanto mais profundo mergulho no lago profissional,
    Mais me sinto afastado da superfície emocional……

    O dia deveria durar no mínimo 100 horas para que possamos viver mais tempo com cada um de nossos sonhos!

    Te conheci a poucos dias nas chamadas “Aulas Tele-presenciais” no LFG em uma delas você comentou sobre
    X – MAN , DR. HOUSE, e outros…..

    Baseado em seus comentários, seu intelecto, e suas conquistas profissionais, gostaria de lhe perguntar..

    Onde?, como?, de que forma?, e quanto tempo dura o seu dia??

    Será possível? Você achou uma forma de seu dia durar mais?

    Se puder.. por favor preciso de dicas,(ou Regras), de como o você faz para organizar o dia….

    Tenho certeza de que seus comentário serão de grande valia, pois não consigo achar mais tempo para fazer o que preciso para evoluir profissionalmente.

    Gostei do seu Blog parabéns pela vida!!!!

    Curtir

  38. Sr. Lindsey Disse:
    18/07/2009 às 06:23 | Responder
    Parabéns pela carreira profissional, e esperança para a vida emocional!!!!

    Sinto que passo pelos mesmos dilemas…
    Quanto mais profundo mergulho no lago profissional,
    Mais me sinto afastado da superfície emocional……

    O dia deveria durar no mínimo 100 horas para que possamos viver mais tempo com cada um de nossos sonhos!

    Te conheci a poucos dias nas chamadas “Aulas Tele-presenciais” no LFG em uma delas você comentou sobre
    X – MAN , DR. HOUSE, e outros…..

    Baseado em seus comentários, seu intelecto, e suas conquistas profissionais, gostaria de lhe perguntar..

    Onde?, como?, de que forma?, e quanto tempo dura o seu dia??

    Será possível? Você achou uma forma de seu dia durar mais?

    Se puder.. por favor preciso de dicas,(ou Regras), de como o você faz para organizar o dia….

    Tenho certeza de que seus comentário serão de grande valia, pois não consigo achar mais tempo para fazer o que preciso para evoluir profissionalmente.

    Gostei do seu Blog parabéns pela vida!!!!

    Curtir

  39. Prof. Madeira

    Acompanhei suas aulas no reta final da Magistratura/SP e gostaria de parabenizá-lo pelo show de ensinamento que vc passou. Por diversas vezes o desâmino fez com que eu pensasse em desistir, mas é por causa de caras como vc (permita-me tomar esta liberdade de já considerá-lo um amigo ainda que telepresencial) que me faz seguir em frente e continuar na busca pela aprovação. Obrigado!!! Avante!!! Fé em Deus e pé na tábua!!!

    Curtir

  40. Oi…faço o cursinho pra prova da Ordem..unidade Kobrassol…Florianópolis…e não consigo que respondam minhas perguntas portanto estou aqui pra pedir seu e-mail ??? eque minha duvida seja solucionada… sua ajuda crimes conexos justiça comum e jecrim…competência é ??? ou separa as crimes…CISÃO DO FEITO..por favor enviar a resposta para meu email..lu_grb@hotmail.com…obrigado adoro suas aulas..

    Curtir

  41. Professor,

    Onde está o final do desenho “caverna do dragao” que vc havia dito em sala de aula no LFG???????
    Tá de sacanagem né?????

    Curtir

  42.              Excelência;             Primeiramente quero dizer que admiro muito sua didática e inteligência em ministrar aulas, e após a aula de ontem o admiro também como ser humano vencedor e humilde, independente da posição que ocupa.             Sou Policial Civil e aluno do curso preparatório para a OAB de uma das unidades do LFG, e gostaria, se o Sr. poderia esclarecer uma dúvida, que na realidade será uma consulta, relativo à aula de 30/07/09, em relação à investigação de Paternidade.             Um “AMIGO” meu é réu em uma ação de investigação de paternidade, porém não conhecia a criança até a data do exame de DNA, ocorre que após conhecer a criança, ele não quer esperar o resultado do exame, pois não há a menor dúvida da paternidade,e gostaria de saber se é possível adiantar os procedimentos de reconhecimento, tais como complemento do registro de nascimento, etc., antes do resultado do exame ou da determinação Judicial.            Desculpe-me se esse não é o motivo do blog do senhor, porém tenho certeza que sua ajuda e orientação, serão de grande importância na vida desse meu “AMIGO”, rsrsr.
    Antes de tudo, obrigado pela atenção.

    Curtir

  43. …..Professor Madeira,ontem na penultima aula do cursinho assisti duas aulas sobre o Eca, e vc contou um pouco de como foi superar a perda da sua mãe, em um momento tão importante pra você que era o seu concurso pra juiz, mas mesmo diante de tanta adversidade vc conseguiu manter o foco, e jamais perdeu a fé, e nem um minuto sequer desistiu do seu sonho….e isso e estimulante a gente ouvir uma história como essa, de persistencia, de luta, de fé…

    Que essa sua historia…seja um estimulo a todos nós que temos nossos sonhos e esforçamos muito por eles…

    E aproveitando seu Blog ta de Parabéns….abraço

    Curtir

  44. Bom dia Nobre Pessoal!
    Seria petulância demais da minha parte lhe pedir um conselho? Suas aulas me passam muita segurança, bem como as da Paty – curso OAB. Chegou a hora da escolha para a segunda fase, e eu que fiz estágio no Ministério do Trabalho e estagiei num escritório trabalhista, sempre opto por Trabalho. Nunca fiz uma peça sequer em Direito Penal (exceto aquelas, “daquele jeito”, na faculdade). Nao tenho intimidade nehuma com Penal. Apenas uma paixão, (sonho em um dia dar aulas). Será que se eu optar por Penal, na segunda fase, vou me jogar no abismo, dada a falta de experiência?
    Se puder me aconselhar, agradeço imensamente desde já!
    Continue iluminado e iluminando!
    Forte Abraço.
    @na

    Curtir

  45. Ribeirao Preto,11 Agosto 2009

    Prezado Professor Madeira,extremo prazer, em manter contato, obrigado pela atenção ontem a noite aula LFG, revisao oab,materia ECA.
    Materia da legislação 8069/1990.ainda
    carrega cultura legislação penal,ainda na doutrina do antigo e ultrapassado codigo de menores,principalmente abordado CESPE UNB.
    Os avanços do ECA, sao as politicas publicas,conselhos tutelares,conselhos municipais de direitos, fundo muncipal da criança e adolescente,medidas de proteção
    Eca legislação uma das mais avançada de nosso sistema juridico, inclusive auto aplicavel
    Eecrevi minha monografia juridica,sobre conselhos tutelares,onde sentirei extremo em prazer em divulgar o tema
    Desculpe-me pelas humildes colocações sobre o tema
    Conto com sua coloboração para divulgação do estatuto da criança e adolescente
    Elevo meus votos de grande estima e consideração

    Marcos Barioni

    Recebi a resposta de minha colocação aula de ontem revisao OAB.
    Assuto nao cabe internação de adolescente em prisao.
    Artigo 185 caput, do ECA
    Paragrafo segundo, se refere a delegacias especializadas da infancia e juventude, que municipios,junto com estados da federação tem que criar para atendimento principalmente de adolescentes,que cometam atos infracionais.

    Curtir

  46. Olá professor!
    Tive a bela experiencia de assistir suas aulas, aki em Barbacena Mg, além é claro de compartilhar com esse maravilhoso texto pessoal.
    Estou me preparando para a prova da Ordem agendada para 30/08/09, e embora estudando bastante acho que ainda não é o suficiente, dá um medo terrível aguardar até lá.
    Mas agradeço o incentivo e a liçao de vida passada,parabéns pelo excelente profissionalismo.
    Espero um dia conseguir realizar meus sonhos, que embora pareçamtão distantes possa um diachegar.
    Parabéns!

    Curtir

  47. Caríssimo Professor,
    Me chamo Vivianne, e sou Funcionária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Fórum da Barra da Tijuca.
    Vou completar 3 anos de formada em Direito e pretendo prosseguir: Abandonei a Odontologia, que jamais me encantou tal como os mais incipientes livros jurídicos o fizeram.
    E foi semana passada, assistindo a uma aula sua sobre “Emendatio Libeli” e Mutatio Libeli”, em meio à retomada dos estudos, após tomar conhecimento da promoção de meu primo, Paulo Machado Cordeiro, agora Desembargador Federal em Alagoas, que recuperei, verdadeiramente, o ânimo para uma nova empreitada.
    Obrigada pela Luz!
    Vivianne

    Curtir

  48. Professor Madeira,
    Sou de Brasília e estou fazendo preparatório para OAB.
    Sobre o material de apoio de processo penal da aula 01, página 02,dia 02/07/09, os prazos estão errados. Favor confirma o correto.
    Att. Raimundo Augusto

    Curtir

  49. Olá mestre,

    Fui sua aluna no LFG Telepresencial, unidade Tatuapé, e fui aprovada de primeira no último exame CESPE nacional.
    Além das aulas brilhantes que ministra, sua mensagem de otimismo, passada na última aula antes da prova(segunda fase) me acompanhou durante o exame, ao dizer que antes de qualquer coisa, tivéssemos atitude durante a prova, que afastássemos pensamentos derrotistas e adotássemos uma postura guerreira( sangue nos olhos rsrsrs), enfim, isso tudo me ajudou a estar super tranquila durante o exame, e olha que dias depois da prova, descobri que estava grávida, então, veja que estar calma foi importante pra mim em todos os aspectos.
    Siga em frente e saiba que ganhou mais uma fã.
    Grande abraço e boa sorte em tudo.
    Fernanda.

    Curtir

  50. olá professora Madeira, passei p dizer que achei tua aula o máximo, tu é um cara muito tri mesmo, bah que aula legal mesmo!!! um baita abração katiucia dias-LFG caxias do sul -rs….

    Curtir

  51. Professor Madeira!!! Formei em 2008 em Direito na UNIDERP-RIO VERDE-MS – CAMPUS IV. Sou aluna da Unidade LFG de Coxim-MS!! Otimas,realmente MUITO, MUITO BOAS as tuas aulas.tens dom pra ministrar aulas. Sao aulas que a gente entende com clareza a explicacao!!! Gosto da maneira positiva, clara com que passas o conteudo!!! Te imagino em uma audiencia como juiz!! Adorava quando tu nos chamava de ZE MANE!! Tens um bom humor, uma disposicao invejavel e de quebra dominas o conteudo!! Te admiro demais!! Abracos!!! E continue assim!!!!!!!!

    Curtir

  52. Professor
    Acabei de assistir sua palestra, na Semana Jurídica no Unisal de Lorena e fiquei encantada com seu jeito claro e descontraído de se expressar.Confesso que no início “me assustei”, pois querendo ou não, nas minha cabeça, e na de muita gente, a imagem que mais tenho de um juiz é o cara sério, formal …e não foi isso que eu pude ver na sua fala e atitudes.
    Muito bom mesmo, me admira sua espontaneidade …e o mais importante é que assistindo sua palestra, vi uma história de vida de muita “garra” e vontade. Parabéns pelo seu sucesso!

    Curtir

  53. Professor
    Acabei de assistir sua palestra, na Semana Jurídica no Unisal de Lorena e fiquei encantada com seu jeito claro e descontraído de se expressar.Confesso que no início “me assustei”, pois querendo ou não, na minha cabeça, e na de muita gente, a imagem que mais tenho de um juiz é o cara sério, formal …e não foi isso que eu pude ver na sua fala e atitudes.
    Muito bom mesmo, me admira sua espontaneidade …e o mais importante é que assistindo sua palestra, vi uma história de vida de muita “garra” e vontade. Parabéns pelo seu sucesso!

    Curtir

  54. Meu Querido e eterno Professor,

    Tive o privilégio de ser sua aluna no LFG, 2ª fase do 137ª Exame da AOB, e graças as suas preciosas aulas, consegui ser aprovada! Obrigada de coração!
    Aproveito também, para dizer-lhe que apesar do pouco tempo que tive aula com o vc., me tornei sua fã! Constantemente, visito o seu blog e cada vez, me surpreendo mais pelas lindas mensagens escritas por vc.!!! Um dia, quem sabe breve, quebro lhe dar um grande abraço de agradecimento por ter colaborado para a realização de um grande sonho da minha vida: minha aprovação no exame de Ordem! Com vc. aprendi não apenas Processo Penal, aprendi a ser mais HUMANA!!! Muito Obrigada!!! Continue sendo esse ser ILUMINADO!!! Beijo grande! Sheilha

    Curtir

  55. Bom dia professor, tive aula com o senhor e é imprescionate sua capacidade de transmitir seus conhecimentos.
    Passei no primeiro exame de ordem final de 2008 e gostaria de saber do senhor o q posso fazer ou que peça fazer quando o juiz decreta a sustação cautelar do regime aberto para o fechado , devido o réu nÃO COMPARECER EM AUDIENCIA E NÃO ASSINAR A CARTEIRINHA
    DESDE JA AGRADEÇO SUA COMPREENSÃO

    Curtir

  56. Caro Madeira!
    Permita-me chamá-lo assim…

    Nossa! Como me surpreendeu com sua vida e suas palavras. Geralmente pensamos e vemos nos olhos de juizes friezas cotidianas.
    Engraçado que nas suas aulas não notei frieza diante de seus olhos, aliás, admiração.
    Sou aluna do LFG unidade Itajubá/MG e minha vida também não foi muito fácil, apesar de estar sempre apoiada em Deus…
    Parabenizo-o pelas aulas excelentes e pela sua vida comentada aqui.
    Agradeço a oportunidade que nos deu em conhecê-lo melhor.
    Quanto as dores do seu coração, imaginei que estava tudo tranquilo, pois me lembro que disse nas últimas aulas que tem uma filhinha maravilhosa e uma esposa mais velha e entiada.
    Fico feliz se esta pessoa existe como novo amor para suprir suas tristezas.
    Fica com Deus!
    E novamente, Parabéns por tudo!

    Um grande beijo.
    Fernanda

    Curtir

  57. Prezado Prof. Madeira,

    É indescritível o quanto venho aprendendo com suas aulas no Programa “Prova Final” (pena eu não morar em SP e não poder frequentar um curso onde disporia de suas aulas diária e integralmente). Digo aprendendo, não somente sobre o Processo Penal, mas aprendendo sobre a vida, como num de seus casos práticos, que contou em um programa passado, quando em início de carreira numa comarca interiorana, um policial insistia em não cumprir uma decisão sua de soltar um acusado, ensinando-nos – brilhantemente – que “Direito não é bater de frente, Direito é diálogo”. Posturas desse tipo, não são simplesmente decisões de um magistrado, são lições de vida. Lições de que o poder investido na pessoa do Juiz não precisa ser demonstrado com soberba, com força ou imposição (aqui, na comarca de onde minha pequena e esquecida cidade faz parte, muitos dos Juizes deveriam ter assistido aquela sua aula…). Não obstante tudo isso, o senhor faz o Direito parecer fácil, simplificado, compreensível.
    Gostaria de agradecer, outrossim, pelos conselhos e incentivos dos finais das aulas, que, para nós concursandos, são molas propulsoras de motivação; são juízos que nos sacodem e nos tiram da letargia. Graças ao seu “Força e fé, amor pro que der e vier”, voltei a estudar com regularidade, com “amor”, com “coração”, voltei a ter aquele espírito de “curiosidade”. Cheguei a prestar o Concurso para Magistratura do TJSP nesse ano, algo que sempre desejei, mas nunca me animei ir fazer efetivamente. Portanto, Prof. Madeira, como hoje as condições de encontrá-lo pessoalmente para lhe agradecer por tudo isso são remotas, deixo aqui o registro de meus agradecimentos. Quem sabe um dia – como colegas – não nos encontramos no Palácio da Justiça e eu lhe agradeça pessoalmente.

    Um abraço,
    Andrey River

    Curtir

  58. Oi Professor !! Fui aluno seu no LFG de Campinas !!! Identifiquei-me muito com a sua descrição acima: “(…) ainda que a dor do afastamento seja grande (muito grande, muito grande que as vezes dá vontade de acordar) confesso que nesse aspecto faria tudo de novo… o privilégio de num curto período da miha vida sonhar junto o mesmo sonho faria tudo valer a pena novamente (…)”

    Tirou as palavras da minha boca…mas como diz o poeta….”vamo que vamo” !! Um grande abraõ, Ricky

    Curtir

  59. Prezado mestre, gostaria de saber se vc vai comentar sobre as questões de penal da OAB Minas realizada em 30/09, pois acho que 02 são passiveis de recurso.

    Parabens pela didática!

    Adoro as aulas

    Abraços;

    Mônica Monteiro
    BH/MG

    Curtir

  60. Olá professor Madeira, sou sua aluna do Lfg, unidade Bela Cintra.Obrigada por passar valioso conhecimento e ser um homem de coração imenso.Admiro sua história de vida. Não se esqueça que Deus está sempre com vc!

    Um grande beijo.

    Curtir

  61. Madeira sou sua fã, fiz a ultima prova Minas acertei 48, mas ja estou fazendo cursinho para a segunda fase de penal, confiante de que tudo vai dar certo afinal o universo conspira a favor daquilo que desejamos por inteiro,escolhi penal graças a vc e não me arrependo.
    Você é um exemplo te admiro muito!!!!
    Um enorme abraço da sua aluna e fã
    Rúbia Mara

    Curtir

  62. Olá, fui aprovada na 1ª etapa da oab mg, optei na 2ª etapa por penal, tem alguma dica qual será a provável peça que irão pedir?
    Obrigadda.

    Curtir

  63. Professor, em primeiro lugar obrigada, pois só tenho a agradecer por todas as lições de vida que aprendi com você. Vou levar pra sempre comigo e pode ter certeza que um dia vc ainda vai ter muito orgulho de ter sido meu professor!

    Deus te abençõe!

    Curtir

  64. Prof. Madeira,

    Mais uma vez parabéns! Parabéns pela brilhante exposição da aula de hoje (01/10) do ‘Prova Final’, acerca da ação de Revisão Criminal. Cada programa, cada aula, me impreciono e supreendo com sua sua inteligência, didática e sensibilidade.

    Ao final da aula de hoje, quando declamou os versos iniciais de “Galho Seco” (Zé Geraldo), confesso ter-me emocionado. Afinal, além de ser uma canção que gosto muito e que me faz refletir bastante, tive uma grata sensação: que as lições daqueles versos eram direcionadas a mim, parecendo ser o senhor um velho amigo meu me dando um conselho…

    Por isso tudo, que gostaria de agradecer de novo. Obrigado! Como já disse outra vez em uma mensagem anterior, é indescritível o que venho aprendendo com o senhor e com o programa ‘Prova Final’, senão pelos ensinamentos das matérias do Direito, senão pelos aprendizados de vida, então, pelo menos, por me ter feito voltar a sentir prazer em estudar.

    Que Deus te ilumine a continuar sendo sempre a pessoa que é, pois, pelo menos para mim, é um exemplo de vida!

    Até qualquer hora e um forte abraço.
    Andrey River.

    Curtir

  65. Oi Professor,
    Sou sua aula no presencial estudio G noturno e como estou no intervalo da aula da Paty vou ser preve rs
    Já recebeu alguma mensagem subliminar referente a prova da OAB?
    Paty disse que o senhor leu na bora de café Recurso Extraordinario ou Embargos Infrigentes ou Nulidade, gostaria de confirmar essa informação.

    Obrigada pela aula de ontem sobre a Lei de Drogas e Crimes Hediondos, adoro de paixão sua aula, sua explicação, apesar de me chamar sempre de cozinha rsrs.

    Um abraço e até a proxima
    Bjusss
    Natalia Sampaio

    Curtir

  66. Olá Professor,

    Que pena acabou o curso!!VALEU A PENA!! O que estava esqueciso sobre penal e processo penal, agora tá tudo novinho na mente muito bom!! Acho até que vou fazer os novos cursos em outra área (trabalhista)
    Quanto a prova fiz mais ou menos como o professor mencionou com alguns esquecimentos( atenuante, aplicação da suspensão) entretanto em vez de colocar a profissão de ajudante de pedreiro do acusado coloquei profissão, e ainda no final como nao tinha mais espaço já que foi muita tese esqueci de colocar no final Nestes termos, pede deferimento fui direto para local data advogado oab o que acontecerá!!
    Olha espero não ter que passar por isso novamente tremia tanto que parecia que ia dar uma coisa, mas..consegui resolver tudinho..ufaaaa!!!
    Graças ao meu esforço e a dedicação e empenho do Professor em todas as aulas!
    Agradeço imensamente por tudo o que foi ensinado durante o curso, vou levar para sempre..porque não fiz somente para a prova mais para minha vida profissional!
    Grande Abraço!!
    Fique com DEUS!

    Curtir

  67. Mestre, seja São Madeira, estou desesperado com um asituação, seja no dia da rova eu alem de grifar o enunciado da prova, fiz tipo uma chave em horizontal e escrvi em cima 1ª tese nulidade e maie abaixo gifei de novo e escrevi 2ª nulidade, mais abaixo grifei nomde de testemunhas e algo mais que achei relevanmte pra o desenvolvimento da peça pratica , agora estou desesperado precisando de uam resposta para aliviar a tensão.atencisamente
    paulo Marin
    Cianorte Paraná

    Curtir

  68. Professor….adorei vc…suas aulas (1º q assisti)..rsrsr..foi 10!!! estava morta de cansada (estudo a noite na unidade porto velho)…mas aprendi e me diverti muito com vc…me tornei sua fã…bjus no teu coração.

    Curtir

  69. Olá,caríssimo Professor
    Eis-me novamente projetando para a senhor, de uma certa forma, a energia captada em momentos tão efêmeros,aquelas aulinhas pelas manhães…sim, e tão propulsoras!
    Tem sido um reerguer-se diário.
    Em meio à rotina de uma Vara do Tribunal de Justiça (RJ), que o senhor conhece bem, eu me estruturo para novos concursos, até mesmo da 4°REGIÃO (SUL), longe desta cidade confusa.
    Enfim, ganhando forças com o fim da nevasca…abraçada a um Anjo de Luz, as flores despontam novamente, começam a abrir.
    Obrigada
    Vivianne

    Curtir

  70. …uma florada…em meio às gotas de orvalho,com os primeiros raios do alvorecer…

    “Aqueles que colhem as espigas maduras, não devem ofender os que plantam à distância;
    Nem perturbar a lavoura verde,ainda em flor”

    Isso é ser Professor.

    Obrigada
    Vivianne

    Curtir

  71. Professor,

    Fiquei emocionada com seu texto. Acho que achei muitas semelhanças com minha vida. RSSS
    Estou fazendo 33 anos, minha mãe é professora, e casei três vezes com o mesmo homem.

    Curtir

  72. Olá Prof. Madeira,

    Como vai? Sou sua fã…Assisto suas aulas no programa “Prova Final”, e admiro o grande ser humano que és…Excelente professor, um juiz humilde e justo, homem verdadeiro e sincero com seus sentimentos (amor pela filha e esposa)…
    O senhor merece ser muito feliz!!!
    Parabéns pelas excelentes aulas, e muito obrigada pelos ensinamentos!!!
    O senhor é inspiração para todos os alunos, que um dia seguirão uma carreira jurídica…
    Abraços no seu coração,

    Silvania Gonçalves de Morais
    Cascavel/PR

    Curtir

  73. Bom dia Prof. Madeira,

    Parabéns pelo brilhante trabalho, adoro as suas aulas!!!

    Um grande abraço.

    Eulália.

    Teresina-PI

    Curtir

  74. Caro Madeira

    Estou-lhe enviando este email porque suas aulas foram muito importantes para a minha aprovação no exame de ordem, uma vez que eram descontraídas e muito proveitosas.
    A grande diferença entre um professor e um mestre é que o professor busca ensinar e o mestre alem de ensinar buscar passar bons exemplos. Os ensinamentos são muito importantes, mas os bons exemplos são fundamentais para a formação do caráter do ser humano.
    Você Madeira foi mais do que professor sendo um grande mestre.
    Muito obrigado e que Deus te abençoe.
    Emerson

    Curtir

  75. Bom dia, Professor Madeira,
    Puxa, que legal achar seu blog. Acabei de assistir à sua aula sobre JECRIM no Youtube. Tinha perdido sua aula na TV Justiça porque a parabólica estava com problema. Sou de Recife-PE.
    Gostaria de dizer que suas aulas são excelentes. o Sr. tem ótima didática. Gosto muito de sua mensagens de força e fé no final de cada aula. Continue assim.
    Um abraço amigo.
    Josivaldo.

    Curtir

  76. Caro professor Madeira, a sua história de vida me remete a de minha irmã, que perdeu o marido com câncer e 90 dias depois perdeu o filho de 7 anos com a mesma doença, (ela tem apenas 31 anos).Ela como você não deixou se abater pelas dores que a vida causou e com FÈ vem vencendo todos os obstáculos que encontra pelo caminho. Você também deixa para nós um rastro de luz quando nos transmite seus conhecimentos durante as aulas, afinal de contas a vida não pode parar e é nois mano. Fiquei muito feliz em ter o previlégio de ter você como professor e mais feliz ainda em ter a certeza de que o direito penal mais do qeu nunca faz parte da minha vida, sou estagiária da defensoria pública de MT há 2 anos e meio e me apixonei por esse ramo do direito. Fiquei muito feliz em saber que você está feliz, e lembre-se de que tudo podemos, naquele que nos fortalece e nada e ninguém no mundo nos fará desistir de nossos projetos. Siga sempre no caminho que Deus preparou para você, e persista sempre mesmo nas marcas da dor lembre-se de realizar seus sonhos e os que Deus sonhou para você. Persista sempre e continue crendo, mesmo quando seu coração chorar, mas tenha sempre na alma a certeza da vitória. Abraços.

    Curtir

  77. Olá Professor,

    Adorei ler mais a seu respeito. Na verdade quero lhe agradecer pelas excelentes aulas.
    Curso LFG via satélite em Maceió, sou uma gaúcha em Maceió.

    Parabéns por ser exatamente como vc é!

    Felicidades para você e sua família.

    Curtir

  78. Professor Madeira,

    Achei extremamente sensível o texto acima que fala um pouco sobre vc… Hoje em dia é muito difícil encontrar um homem que seja assim, tão ligado ao AMOR incondicional. Eu sou exatamente assim: incondicional ao extremo. Mas acho, que assim como eu, os incondicionais acabam sofrendo um pouquinho mais com o amor, relacionamentos, se entregando logo de cara ou fazendo de tudo para agradar sempre e acaba esquecendo dele próprio…
    Enfim, parabéns à vc por ser assim e que tudo continue dando certo em sua vida, assim como já está dando!

    Beijos!
    Vanessa.

    Curtir

  79. Professor preciso muito da sua ajuda.
    Sou aluna LFG OAB.
    Estava confiante nesta prova, mas infelismente nao consegui.
    Como passei na 1 fase de setembro de 2009 MG amanha e o ultimo dia para entrar com o recuso da 2 fase.
    Me envie por gentileza comentarios sobre as questoes 2 e 5 da 2ª fase de penal de minas gerais.
    Muito Obrigada.
    Abracos,
    Carmem
    Ipatinga MG

    Curtir

  80. Professor, por favor preciso de ajuda, urgente, sobre um caso de fato. Sou ex-aluna, passei no 139. Trata-se de trafico internacional de drogas. Tem algum e-mail que eu poderia enviar com tais informações.
    Eu trabalho na área de falencias e recuperações e não tem nenhum adv aqui que saiba, para me ajudar. Obrigada!
    Sandrini

    Curtir

  81. Professor,
    Boa noite,
    Assisti a uma sua aula no extensivo oab da lfg e sr. falou que tem livro de testes comentados. Como faço para adquiri-lo? Sou de Recife.
    Um abraço.
    Josivaldo.
    PS: Suas aulas são sempre ótimas.

    Curtir

  82. Oi professor, tudo bem?
    Professor esqueci o seu e-mail e por isso entrei em seu blog.Gostaria de pedir-lhe que envie-me o material das aulas de prática.
    Desculpe o incômodo e muito Obrigadaaaaaaaaa…
    Valéria.
    P.S: Sou aluna do curso e não consigo acessar o material.

    Curtir

  83. Professor… Você é um exemplo de vida e de ser humano. Um cara hiper, mega inteligente, mas humilde…. Você é tudo o que eu quero ser quando crescer….
    Eu sempre quis seguir para o lado do processo civil, mas depois das aulas da segunda fase de penal com você, me apaixonei pela matéria e….
    Parabéns pelo excelente profissional e pelo homem maravilhoso que você é… suas aulas são incomparáveis….
    Que Deus lhe abençoe sempre….
    Beijos
    Liliane

    Curtir

  84. Professor, vc é demais!!

    Vc acertou a peça ontem!!

    Muito feliz eu fiquei na hora.. tive pequenos errinhos, mas confio em Deus que eu tenha passado.. Vc foi essencial, ta??

    um abraço e muito obrigada!

    Karinne – Maceió

    Curtir

  85. DESCULPE-ME …. MAS GOSTARIA DE DEIXAR UMAS PALAVRAS AQUI — AO LER O SEU POST ME CORRERAM AS LÁGRIMAS — PQ ME FEZ LEMBRAR DE MINHAS LUTAS — AOS 27 ANOS JÁ NA CÂNDIDO MENDES NO RIO, EM DIREITO, COMECEI A SOFRER DE UM MAL QUE NÃO IMAGINAVA QUE ME ACOMETERIA POR MAIS 15 LONGOS E ARREPIANTES ANOS — SÍNDROME DO PÂNICO — NAQUELA ÉPOCA NEM MESMO OS PSIQUIATRAS SABIAM O Q ERA AO CERTO — BEM, HOJE CURADA JÁ CASADA E COM DUAS FILHAS QUE SÃO A MINHA VIDA CONSEGUI ME FORMAR —- MAS ESTOU TRISTE PQ NA PROVA DE DOMINGO PASSADO SABIA TUDO, MAS NÃO DEU TEMPO DE FAZER COMO EU QUERIA —- ENFIM, NUNCA DESISTI DO MEU SONHO —- UM DIA SEREI TB JUIZA — SUA COLEGA — SE O SR. CHEGAR A LER ESSAS MINHAS HUMILDES PALAVRAS QUE CHEGUEM COM LUZ E PAZ AO SEU ENCONTRO — NO CURSO — NÃO ESPALHA NÃO VIU?! MAS O SR. ERA O PROFESSOR QUE EU MAIS GOSTAVA — RSRSRS !!! UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADA POR TUDO !! JAQUELINE OBADIA LFG RESENDE RJ.

    Curtir

  86. Caro professor!!!!!

    Madeira voce poderia ser resumido na palavra “Intenso”, ao ler se pequeno texto dá para filtrar isso 100% intensidade. Bj e continue sendo essa pessoa incrível que és.
    RS, Santa Rosa.

    Curtir

  87. Professor Madeira,
    Tive a honra de conhecê-lo hoje pelo LFG unidade Londrina -PR, e aproveito para dizer-lhe que Jesus te ama.
    Após ter lido o breve relato de tua história, lembrei-me de uma música que difilmente não tocaria um coração “peludo” quem dirá um coração grande e sábio como o do senhor. Por isso, deixo aqui um trecho dela, e gostaria muito que se por acaso ainda não a ouviu, pudesse ouvi-la num momento oportuno.

    “Se tentaram matar os teus sonhos,
    Sufocando o teu coração,
    Se lançaram você numa cova e ferido perdeu a visão.
    Não desista, não pare de crer.
    Os sonhos de DEUS jamais vão morrer.
    Não desista, não pare de lutar, não pare de adorar.
    Levanta teus olhos e vê, DEUS está restaurando teus
    sonhos e a tua visão(…)”.

    (Ludmila ferber)

    PS. Professor Madeira, sei que o senhor é um homem de fé, confie em Deus sempre, porque Ele nunca te abandonará.

    um abraço!!!
    Deyse
    Londrina – Pr

    Curtir

  88. achei lindo esse seu texto biografico, ficou lindo!!!!
    espero que vc seja felizcom sua esposa e que Deus venha te a bençoar muito mais…
    de sua aluna a distância!bjs

    Curtir

  89. professor madeira fiz penal domingo, e entre varias coisinhas que a gente erra , eu coloquei reccorrente e recorrido , na pressa nem percebi que era apelante e apelada e agora , vou perder muitos pontos??

    Curtir

  90. Professor
    Meu nome é Melissa, sou do LFG da unidade de Assis, interior de São Paulo e estou lhe escrevendo simplesmente para agradece-lo.
    Suas aulas são sábias, empolgantes, divertidas e, o modo como explica e passa nos seus conhecimentos, faz com que tenhamos mais força e ânimo a cada dia.É muito bom acordar sabendo que, naquele dia, a aula é sua, de verdade!
    Parabéns por todas suas conquistas!!!
    É um enorme professor, um enorme ser humano.
    Grande beijo!
    Melissa

    Curtir

  91. Professor,
    Qual é a receita???
    Juiz, professor em diversos locais, doutorando, marido, pai, um altíssimo astral, e um humor de dar inveja…
    Adorei sua aula hoje (preparatório OAB-LFG),
    PARABÉNS
    Maria Aparecida

    Curtir

  92. Irmão (como vc diz), vc é 1000, difícil te descrever. E você acertou a peça APELAÇÃO, pena que ainda estamos no impasse do anular ou não anular, eis a questão.
    Um forte abraço, sou sua fã de carteirinha

    Curtir

  93. Meu caro desconhecido ser humano
    De repente, assistindo a uma aula que não a do prof. Madeira, e descobrindo emanações tão intensificadoras quanto suas aulas, me vejo comprometida com um compartilhar por todos os professores na questão da empatia,da verdade com os demais, da absorção pela força docente das nossas aspirações, do caminho maior.
    O Pro. Spilborgh, a Prof. Vanzoline, o Prof. André, o Prof. Mazza, aquele simpaticão do D do trabalho (paes…)enfim, vcs são =otimos
    Vivianne

    Curtir

  94. SHOW!!!

    “O verdadeiro Homem, não é aquele que casa com diversas mulheres diferentes, e sim aquele que consegue se casar com a mesma mulher todos os dias!”

    sua fã,

    gabi/aluna tele SP

    Curtir

  95. Prof. Madeira,

    Sou sua aluna do 7º periodo da Anhembi.Li seu texto e nele senti a sua necessidade de contar a sua historia,de comprender sua historia,pois o

    Curtir

  96. (continuando)
    o essencial nesta vida, é que ela tenha significaçao para descobrirmos o que somos.
    Sobre o casamento,leia este texto do livro O Poder do Mito,de Joseph Campbell.
    Assim pelos olhos,o amor atinge o coraçao:
    Pois os olhos são os espiões do coraçao.
    E vão investigando
    O que agradaria a este possuir.
    E quando entram em pleno acordo
    e, firme, ostres em um só se harmonizam.
    Neste instante nasce o amor perfeito, nasce
    Daquilo que os olhos tornaram bem-vindo ao coraçao.
    O amor nao pode nascer perfeito,nasce sem ter inicio Senão por esse movimento originado do pendor natural.
    Pela graça e o comando
    dos tres, e do prazer deles,
    Nasce o amor, cuja a clara esperança
    Segue dando conforto aos seus amigos,
    Pois, como sabem todos os amantes
    Verdadeiros, o amor é bondade perfeita,
    Oriunda,ninguem duvida, do coraçao e dos olhos.
    Os olhos o fazem florescer; o coraçao o amadurece:
    O amor, fruto da semente pelos tres plantadas.
    GUIRAUT DE BORNEILH,(CIRCA 1138-1200?)

    Piedade

    Curtir

  97. Madeira, sou seu aluno na LFG.
    Esse texto dispença comentários, muito 10!! não é atoa que você é hoje essa pessoa “foda”, e com toda certeza eu sou mais um fã seu em meio a tantos.
    Falow meu vélho

    Curtir

  98. Madeira, estou fazendo um problema aqui e tenho uma dúvida. O problema é” João, dirigindo seu automóvel, acompanhado pela sua mulher M,grávida de seis meses, perde o controle do veículo em razão de derrapagem provocada pelo excesso de velocidade em pista molhada, eis que no momento do acidente caía uma chuva fina. Em consequência, o carro vem a capotar e M, embora não sofrendo qualquer lesão corporal aborta. João é denunciado e está sendo processado criminalmente pelo injusto de aborto, no Tribunal do Júri. Na condição de advogado, que providência adotar e sob qual fundamento?

    Fiquei em dúvida sobre como proceder.
    Help me, please! thanks anyway
    Seria um caso de apelação de segunda fase do júri (artigo 593, III, “a”, CPP)?
    E eu deveria arguir a nulidade, conforme preleciona o artigo 447, CPP, artigo 571, V e sob fundamento do artigo 564, III, “b” (ausência de exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestígios)?
    Obrigada!
    Sorte e amor!

    Curtir

  99. Madeira, qual a base legal para o caso de não suspensão do prazo prescricional em caso de instauração de incidente de insanidade mental?

    Curtir

  100. Olá Mad! Li sua trajetória de vida e considero belíssima. É cada vez mais raro um homem falar de seus sentimentos com tanta liberalidade e sinceridade…
    sou aluna do curso LFG, estou estudando para a prova da OAB e quero dizer que suas aulas são fontes de inspiração para mim!
    Creio mesmo que irei optar por Dieito Penal na segunda fase.
    Força e fé, como vc mesmo diz!!!
    Obrigada por tudo, professor. Bjs…

    Curtir

  101. Olá Professor Madeira.

    Meu encontro com o professor foi em 2007, quando ainda estava no quarto ano de faculdade. Foi em um dos encontros da iniciação científica no IBCCrim, quando o professor falou sobre provas ilícitas. Acho que nunca tive uma aula tão completa e ao mesmo tempo tão simples e de fácil entendimento.

    Hoje como advogado há um ano, utilizo vossas palavras em praticamente todas as peças que faço, seja para falar de provas ilícitas ou para falar de Direito Constitucional, minha área de especialização acadêmica.

    Estou muito feliz em encontrar um espaço de discussão do Prof para continuar a ouvi-lo!!!

    Gostaria muito de ter o vosso e-mail para bater um papo sobre Mestrado. Estou terminando a pós lato e pretendo rumar para estes caminhos.

    Grande abraço!!

    Tacilio (Campinas/SP).

    Curtir

  102. Doutor madeira,

    para um rapaz que não é do direito , assistir suas aulas na prova final fica até FÁCIL.Consegui assimilar grande conteúdo pois suas aulas são de MÁXIMO aproveitamento.

    Simplesmente o Sr. é a excelência em DIDÁTICA denunciando a sua PAIXÂO em lessionar.

    Declaro aqui, imensa admiração e profundo respeito.

    De seu aluno “virtual”,

    Dimitrios Roussoglou

    Curtir

  103. Oi Professor, lembra de mim?
    sempre ia ao Fórum te fazer perguntas e lógico ouvir seus conselhos.

    Fui tua aluna no prima e dediquei minha monografia para vc tb, te contei que meu namorado na época colecionava gibis tb, assim nos conhecems no café e meu lema sempe foi”sou legal , nao estou te dando bola”lembra q rimos muito?

    Bom, hoje algumas coisas mudaram, CASEI com o mesmo namorado na época,rs

    Minha mãe infelizmente faleceu( qtas saudades) em abril de 2009 e em outubro me casei foi um ano complicado

    depois disso deixei a OAB meio de lado, mas sempre estudando.
    Hoje te vi no jornal, gravei e fiquei tão orgulhosa de ter sido sua aluna, lógico que em breve voltarei a ser.
    Um beijo enorme para as mulheres da sua vida a sogra, a Paula sua filhinha e sua entiada

    continue sempre apaixonado pela sua família, acho isso uma das suas muitas qualidades, pq hoje estou formando uma família, mesmo que seja eu e o Eduardo (o marido), que ainda coleciona gibis, rs

    Abraços de uma pessoa que é sua fã como aluna e como pessoa

    Curtir

  104. Prezado Professor ,

    Onde consta o seu curriculum lattes ou de outro tipo ? no blog não achei .Gostaria de ler/ver sua trajetória vitoriosa em masi detalhes.

    Cordialmente ,

    André – RJ

    Curtir

  105. Professor gostei de suas aulas no curso LFG – Curso de Prática, mas confesso que fiquei um puco frustado pelo fato de vc não ter respondido pergunta que te enviei.
    Não seria este fato que irá desfazer o conceito que tenho em relçaõ a vc.Passo agora a admirar o cidadão Guilherme Madeira após ler sua trajetória de vida

    Curtir

  106. Professor!! a sua história é linda.. e msm as aulas sendo por vídeo fico orgulhosa de tê-lo como professor.. é muito bom ver as pessoas crescendo.. da esperança por um mundo melhor!! Que Deus continue a te abençoar!

    Curtir

  107. Olá, amigo Madeira,
    Assisti à sua aula no Prova Final. Todas elas são excelentes. Na aula sobre Prisão Temporária, na resposta da 2ª pergunta do “Pergunte ao Professor”, cuja pergunta foi: “Quem pode ser preso temporariamente?”, você disse que a jurisprudência diz que a prisão temporária não é apenas para o indiciado. Eu não entendi bem, já que a lei fala de indiciado. Você pode tecer mais comentários?
    Grato antecipadamente, amigo.
    Josivaldo.

    Curtir

  108. professor,na apelação do juri, segunda fase, além do art. 593,III o que mais pode ser alegado, ou o que jamais pode ser alegado ou pedido?? posso pedir, subsidiariamente os quesitos relativos a pena, como sursi, restritiva…. ?

    Curtir

  109. Professor Madeira, é uma verdadeira honra assistir as aulas ministradas por voce na LFG, é com essa simplicidade que encontramos verdadeiros amigos para das mais ênfase em nossos objetivos, sinceramente, obrigado por existir e pelo incentivo a todos os estudantes de direito, é que nem meus professores falam, “todos podem errar, mais os alunos do Professor MADEIRA, não se não ele acerta seu nariz”, rsrsrsrsr, abraço, Rose

    Curtir

  110. Madeira, assim como vc, vim de uma cidade menor (Belém) e cheguei em Sampa achando tudo e todos estranhos (e ainda acho, confesso). Mas nunca esqueço de um momento que me pareceu raro em meio a esta correria toda e do pouco tempo pra sorrir, brincar ou dizer um simples “bom dia”. Passava em frente ao curso; vc, fumando, olhou pra mim e, talvez por saber que eu er aluna, sorriu. Saiba que cada sorriso dado é um pouco de amor e alegria que transmitimos ao próximo. Nunca deixe de sorrir, pois eles te ajudam a vencer, a chegar mais longe!!! Felicidade pode ter fim, mas tem recomeço. Mas a tristeza não é tão ruim: nos faz crescer como ser humano. Sua história é linda, mas mais lindo ainda é o seu coração, a sua essência, o seu amor e dedicação pelo que faz, porque sabemos que por dentro dessa auto-intitulação de “nerd” tem um ser humano bom, que, se pudesse, abraçaria o mundo e faria, por si só, todos felizes!! Sucesso e saiba que eu, assim como muitos, torço pelo seu sucesso pessoal e profissional!! Vc merece muitas vitórias… Obrigada por tudo…pelas aulas no LFG, na EPD e pelo sorriso! Hoje, ainda que apenas uma aluna, desejo a vc as coisas que desejo ao meu melhor amigo, ao meu irmão e a mim mesma!! Faça por onde que torcida vc tem…e é gigante!! Beijo da aluna, fã e amiga, Ana Rita

    Curtir

  111. Oi profº, adoroooooooooooooooooooooooooooooooooo suas aulas vc me fez apaixonar por processo penal, eca enfim, vc nos esclarece tudo que é mto complicado, que Deus continue lhe usando nesta área…abraços

    Curtir

  112. Meu Mestre Madeira, Não consigo encontar palavras para descrever o que vc representa para mim, mas consigo dizer vc é um ser “SUPREMO”, quando estou triste achando que não consiguirei chagar ao meu objetivo, e me lembro de vc, fico feliz, o ânimo me vem a cabeça e começo logo a estudar, professor vc é um luz na vida de nós alunos, com todo respeito a vc Mestre, ” EU TE AMOOOOO, que Nosso Senhor Deus Jeová ilumine dia após dia vc e a sua família, pois sem ela vc não poderia ser tão especial e feliz como é. Aline

    Curtir

  113. Madeira, fiz o cursinho do LFG, e me apaixonei por suas aulas, vc temo dom de fazer o difícil parecer fácil, e o impossível alcançável, suas aulas, alem da matéria me proporcionaram algo muito maior, voltei a sonhar.
    Assim como vc sou de uma pequena cidade do interior do Paraná, meus pais são agricultores, semi analfabetos, mas que na sua imensa simplicidade e passando por imensas dificuldades, incutiram em mim o amor aos livros e a vontade de vencer. Sempre estudei em escolas públicas, e a custa de muito esforço consegui entrar no curso de direito da Universidade Estadual de Maringá, entretanto ante uma morte trágica de meu pai, perdi a minha capacidade de sonhar, e comecei a achar que nunca chegaria a lugar nenhum.
    E e por isso que sou imensamente grata a vc, ao longo das aulas, me descobri sonhando de novo, espero que tenha passado na prova da OAB de ontem, e se não passar, é porque não chegou a hora, mas agora acredito que posso tudo o que eu quiser, e com fé e esforço foi alcançar meus objetivos, e quem sabe muito em breve postarei minhas conquistas, que seram inspiradas em vc…
    Muito obrigada!!!!

    Curtir

  114. Olá Prof. Madeira, tudo bem?
    Nao sou aluna do LFG mas, estou estudando pra fazer o próximo Exame de Ordem e um amigo me conseguiu alguns DVDs de aulas dadas pelos professores da Rede LFG em parceria com a TV Justiça. Esses DVDs foram gravados em 2009 e como eu nao tenho, por enquanto, acesso a esse canal, certamente nao verei voce fazendo mençao ao meu e-mail. Entretanto, quero deixar registrado os meus agradecimentos e te parabenizar pela pessoa tao especial que voce é. Voce me transmite segurança e tranquilidade.
    Gostei de voce desde a primeira aula que assisti. Voce é um excelente professor, Excelentíssimo!
    DEUS continue te abençoando.

    Alcione

    Curtir

  115. Professor Madeira… Sou sua aluna da unidade LFG de Boituva!!! Sou apaixonada por suas aulas, você é simplesmente incrível!!! Parabéns!!! “Força e Fé e Amor para o que der e vier”. TE AMOOOO… Abraços Maíra…

    OAB na cabeça e TIMÃO no coração!!!

    Curtir

  116. Professor, nada como fazer aquilo que agente gosta, o mundo seria melhor se pudessemos optar por uma vida assim. Parabéns pelas aulas, muito boas, enviei um email sobre uma pergunta concurso da Defensoria Pública de algum estado, não me recordo, não consigo achar a resposta em livros de doutrina, provavelmente só na prática forense, sobre cisão do Júri, grande abraço.

    Curtir

  117. Professor, Boa tarde!

    Quero alterar o email apra recebimentos das newsletter, entretanto, nao encontro este campo. Preciso cadastrar um novo email e cancelar o anterior? Como faço?
    O motivo é que o email cadastrado é da empresa, local onde não possuo tempo para abrir e ler, tendo assim que reenviar ao meu email particular para acessar de casa.

    Muito grato!!

    forte abraço!

    Alvimar C Assumpção

    Curtir

  118. Olá Madeira,

    primeiramente quero parabenizá-lo pelo sucesso blog, sou seu aluno no LFG de Mogi das Cruzes, grande São Paulo. Fica o convite para visitar nossa cidade, caso ainda não a conheça. Minha esposa é Juíza Federal do Trabalho e,lendo a sua história, lembrei da luta dela com muita dificuldade, para conseguir atingir seus objetivos, pois serei um dia Juiz do Trabalho também. Obrigado pelo incentivo a todos nós. Um forte abraço.

    Curtir

  119. Boa tarde professor!
    Sou de minas , e estou fazendo o curso LFG OAB MARATONA, assisti sua aula hoje 28/04/2010.E resolvi deixar este recado.O que acrescenta na vida da gente temos que falar ou melhor escrever neste caso especifico. Gostei de sua aula ,parabens ! vc e otimo professor, seu jeito engraçado me fez gostar ainda mais de penal…. e olha que foi so uma aula e de exercicio …imagina um semestre tento aula com vc vai ser bom demais,!!!Depois entrando no seu blog e te conhecendo um pouco mais tive certeza de vc ser uma pessoa impar hoje, juiz , professor , e humano, nao que vc seje excepcional , o que hoje deveria ser regra ,pessoas como vc esta e uma excessao . Espero ainda ter oportunidade de conhece lo um dia !!! um forte abraço. solange costa.

    Curtir

  120. Caro Professor Madeira,
    Gostaria de deixar aqui um singelo mas verdadeiro depoimento e um muito obrigada por tudo!
    Sou sua aluna da LFG/Belém-PA e, felizmente, meu querido Professor, consegui passar na ordem 2009.3, depois de muitos escândalos, anulações, noites em claro estudando e muito, muito sacrifício.
    Eu lutei muito pra chegar até essa aprovação, estava inclusive operada na 1ª fase, assistindo aula com dores, cansada, mas estava li, sempre confiante. Fiz minha prova objetiva, passei, e partimos para a 2ª fase. Foi boa, mas veio a anulação, e o desânimo bateu à minha porta. Mas não desisti, continuei assistindo aula, ali firme e forte. Mas teve um dia em especial, que não vou me esquecer: uma sexta-feira a noite, próximo da prova, chegou por volta de 20h, todos foram embora, na certa para “curtir a noite”, e eu fiquei sozinha naquela sala.
    Vou ser sincera, passou pela minha cabeça em ir embora também, mas não fui. Refleti naquele momento no quanto havia lutado para chegar até ali e o quanto que eu poderia ganhar perdendo apenas uma noite de sexta: ganhei muito: minha carteira da ordem!
    Hoje, Professor, sou grata em primeiro lugar a Deus, por sempre me dar força e garra pra lutar mesmo com dificuldades, à minha família e amigos que sempre me apoiaram e, é claro, ao senhor professor, sim ao senhor que me ensinou a como seguir o caminho do sucesso, e a todos os professores da LFG, pois cada um teve um papel importantíssimo na minha vitória.
    Saiba, professor, que o senhor é um excelente mestre, e parece-me ser também um grande homem. E saiba, também, que alguém aqui de tão longe, admira muito o senhor e que o senhor interferiu na vida dela de modo tão positivo, que a fez uma vitoriosa.
    Obrigada de coração, essa minha vitória é também do senhor!
    Agora é aproveitar para navegar rumo a mares bem interessantes!

    Abraço,

    Priscilla M. Nogueira

    Curtir

  121. Olá Professor!

    Certamente o senhor não vai lembrar de mim. Assisti sua aula no cursinho LFG “Reta Final”. O senhor chegou até brincar com as fotos dos meus filhos que eu carregava na minha pasta de estudo. Impressionante como a sua aula marcou na minha vida. Foi apenas uma aula presencial e uma aula postada no site do LFG. O senhor é muito especial e por isso deve ser abençoado todos os dias com a verdadeira felicidade(Casamento, filha, estudos, reconhecimento, saúde….). As suas palavras são motivadoras e certamente ajudam muita gente a seguir nessa estrada.
    Abraço e continue fazendo o bem para as pessoas.

    Ah! Espero em breve mandar notícias da minha aprovação no exame 140. Preciso de apenas 1,20. Considerando que não foi atribuída pontuação para questão 1 e outros pontos que não foram observados pelo avaliador, estou com fé e preparada para qualquer desfecho.

    Curtir

  122. Quando o vi pela primeira vez foi na aula de prova final-TV Justiça e logo me apaixonei por suas aulas e ao final desse mesmo programa vc fala sempre uma mensagem de ânimo e esperança, que tem a característica de de despertar a auto estima em cada um que lhe ouve. Vc é um artista dando aula, é sua didática é otima, não esqueço uma aula que tive com vc.
    Há tempo que queria comunicar-me com voce, porém so hoje consegui e ainda sou aluna da LFG da unidade de Porto Velho (Ro) e quando sei que vais ministrar aula fico toda entusiasmada. Porém andas sumido, o tens feito para estar tão sumido?
    Tchau até breve.

    Curtir

  123. Caro Doutor Madeira,
    Sou , bacharel em direito. Colação de grau pela faculdade de direito de Bauru/SP, ano 1986. Prestei dois concursos para OAB, sendo o 1º. em 1987 e 1989 respectivamente. Abandonei o interesse pelo Direito. Exerço a função de contador em uma empresa há 25 anos. Porém por mais estranho que seja pelo menos um ou duas vezes por ano, tenho sonhado que ainda estou com dependência em uma matéria na faculdade de direito. Sempre achei muito estranho os sonhos, pois formado sou, só não entendia os sonhos da dependência. Cheguei à conclusão que a dependência devida, nada mais era que o próprio Exame da Ordem que tinha abandonado. Pois bem, hoje com 57 anos, casado três filhos formados sendo uma casada, resolvi no final do 2009 que 2010 iria à busca da carteira da OAB. Iniciei um curso intensivo na LFG onde sou seu aluno. Gostei demais de suas aulas e principalmente sua maneira de tratar alunos, sempre cordialmente e com uma humanidade indiscutível. Parabenizo pela pessoa que Senhor é.
    Voltando ao assunto do direito, muitas mudançãs após minha formatura/86, CF/88, Estatutos, CC entre outras mais. Estou tendo muita dificuldade em absolver esta montanha de matérias. Portanto, se possível com a experiência que o Senhor tem, poderia dar alguma sugestão para que eu possa centralizar melhor os estudos.

    Para encerrar irei transmitir uma mensagem que houvi de uma pessoa de grande sabedoria.

    O planeta necessita de homem com fé, justo e amor.

    Fé… …..É acreditar que Deus existe.
    Justo.. …..É não cometer injustiça.
    Amor.. …..É olhar as pessoas por igual

    Lutamos por isto.

    Obrigado pela atenção e até segunda fase.

    AOM

    Curtir

  124. Olá, professor Madeira.
    Meu nome é Márcio e sou ex aluno do LFG.
    Sabendo que o Dr. é Juiz na Vara de Registros Cívis, tenho uma pergunta um tanto quanto inusitada, pelo menos para mim.
    Ocorre que uma mãe me procurou no intuito de que constasse seu nome como mãe, bem como o nome dos avós maternos na certidão de seu filho, maior, porém, falecido há um mês.
    Minha cliente necessita da regularização da certidão do seu filho para dar entrada no seguro DPVAT, vez que a causa da morte foi em decorrência de acidente automobilístico.
    Salienta-se que existem documentos como certidão de batismo, carteira de vacinação, declaração da maternidade e testemunhas afirmando que é realmente a mãe do de cujus.
    A ação correta seria Declaração de Maternidade ou Investigação de Maternidade?
    Pesquisei, porém, existem quase nada falando sobre o assunto, como também, poucas jurisprudências.
    Obrigado, Meritíssimo.

    Márcio

    Curtir

  125. Sou seu aluno no LFG, Professor se eu fosse o Dunga te escalaria como titular o Senhor eh craque…
    Pergunto; O fato de alguem estar sendo processado por crime que não se suscita nos autos cabe o trancamento da Ação Penal. A questão é: O HC, se concedido, atinge todos os demais artigos ou somente aquele que foi suscitado? Trancamento da Ação Penal com ares de mitigada? Somente em parte e não no todo?
    Citacao; Destarte, entendemos que o magistrado não pode, de modo algum, a não ser na fase do art. 383 do CPP aplicar a “emendatio libelli” para dar definição jurídica diversa daquela constante na denúncia. Por outro lado, havendo um possível abuso quando da qualificação legal do fato incriminado por parte do Ministério Público, poderá o acusado utilizar-se do “habeas corpus” para ver trancada a ação penal, tendo em vista a inépcia da denúncia.Afora esses casos , tal ”correção de excessos ou abusos contidos na denúncia” por parte do juiz, mostra-se-nos flagrantemente inconstitucional, uma vez que o Ministério Público é o titular da ação penal pública, cabendo-lhe, portanto, a tarefa de, por ocasião do oferecimento da denúncia, classificar o crime em que incorreu o acusado (art. 41 do CPP), bem como a faculdade de vir a modificar tal qualificação jurídica até a prolação da sentença.
    Entretanto, modificar a tipificação feita na denúncia, quando de seu recebimento pelo juiz, sob a desculpa de corrigir os excessos, é algo no mínimo absurdo. É partir do pressuposto de que o magistrado é o único capaz de classificar um crime de forma correta, enquanto que, feita pelo Ministério Público é suspeito. É conferir ao Ministério Público apenas a tarefa de narrar os fatos ensejadores da ação delituosa, deixando o desfecho final para o juiz, que “descreverá com irreprimível precisão” o dispositivo penal infringido pelo denunciado. É dizer: “Dr. Promotor pode contar a história, mas o final deixe comigo”. Na pratica seria isto…Professor
    Sua camisa 10 estara sempre garantida!!!!

    Curtir

  126. Ba guri de Sampa, sou natural da regiao missioneira do rio grande do sul, guarani das missoes, cidade polonesa, ainda sou pobre financeiramente…quer dizer, meio pobre…hahahaha, bueno. me formei em 2006 na UNIPAR cascavel, onde moro a 20 anos, sou radialista, empresario…quer dizer, pequeno empresario, duas empresas bem famosas por aqui…casado e pai de uma lindíssima morena de quase 20 anos fazendo o 2º ano de direito, e um baita guri, torcedor do internacional assim como eu, lindo uma barbaridade, e ainda por cima torcedor do time contrario da minha filha e minha esposa SANDRA, maravilhosa e minha apaixonante namorada.
    A propósito, hoje dia dos NAMORADOS, desejo a todos que amam e sao amados um dia brilhante.
    MADEIRA, tuas aulas são sensacionais, apesar de ser namorado do FLAVIO, gostei da tua história de casado, é isso ai seu moço, não ta morto quem peleia e tu peliaste muito, portanto merece ser feliz…e eu amanha pestarei mais uma vez a prova da ordem e VOU PASSAR e me preparar muito e passar também dia 25 de julho na 2ª fase,VALEU GURI, UM BAITA ABRAÇO PRA TI E VOTOS QUE SEUS TU NUNCA ACORDE DOS TEUS SONHOS, seja muito feliz e que DEUS te abençõe muito, tu e tua familia.
    Dr. MADEIRA, te digo, se por acaso como juiz prender um pau no cú não te esqueça de solta-lo…hahahaha…brincadeirinha…
    A totos que passarem em teu site um grande abraço do futuro campeão da LIBERTADORES 2010.

    Curtir

  127. Iluminado professor Madeira,

    Sou acadêmico – Curso de Direito – tenho 43 anos, e devido as vicissitudes da vida não pude ingressar no ensino superior quando era mais jovem. Consegui, em 2005, tal façanha. Enfrento, ainda não terminei o curso, muitas dificuldades, a saber: trabalho, preocupações, cansaço etc.
    Ainda existe de forma velada muito preconceito com quem “está fora da idade” para estudar. já tive alguns momentos em que pensei abandonar o curso, mas graças a Deus sempre aparece uma alma iluminada para me demover dessa ideia. A última a me ajudar foi o senhor. Estava em casa e sintonizei a TV Justiça, estava sendo veiculada uma aula, salvo engano, de processo penal praticamente no término, quando o senhor fez alguns comentários de incentivo. Lembro-me que disse: não acredite quando falarem que você está velho para estudar. … seja esforçado, não desista … e por fim disse: força e fé, amor para o que der e vier.
    Tais palavras foram uma verdadeira injeção de ânimo para mim. Muito obrigado, de coração.

    Curtir

  128. Caro e insigne Dr.professor Madeira,

    O senhor me tocou muito com suas palavras e seus sonhos!Primeiramente por acreditar neles, segundo, pelo fato de compartilharmos um mesmo sentimento,a ideologia social da magistratura!!sou um estudante de belo horizonte,atualmente no 6 período de direito e tenho esse anseio por ser juiz desde muito novo! não só por amar a ciência jurídica como um todo mas por acreditar verdadeiramente que através da mesma poderei operar grandes manobras sociais na aplicação da lei.

    Um grande abraço do seu aluno e grande admirador
    Thiago Rodrigues de faria

    Curtir

  129. BA DR. PASSEI COM 52 E APROVEITEI MAIS 4 DAS ANULADAS, ESTOU NO LFG PELA MANHA, TO FAZENDO TRABALHO…GRANDE ABRAÇO E MEUS AGRADECIMENTOS, LHE INFORMAREI QUE PASSEI NA SEGUNDA FASE EM BREVE. FIQUE COM DEUS.

    Curtir

  130. Olá,Prof.Madeira,
    Faltam poucos dias para a prova da OAB, e quero aproveitar a oportunidade para lhe dizer que fiquei muito motivada com as suas palavras ao fazer analogia entre o conhecimento e a luz no meio da floresta.Bom,dispensa comentários o grande professor que você é.Mas,em relação ao ser humano que você demonstrou ser durante este breve contato de algumas aulas,merece aqui apenas uma colocação:o mundo precisa de mais pessoas assim!!!
    Abraços
    Elisangela Gabrich
    BH/MG

    Curtir

  131. Professor.

    Estou com uma dúvida em relação ao problema 33 do livro de prática jurídica de penal da RT. O problema em questão, se refere ao crime de lesão corporal seguida de morte, porém o gabarito traz como sendo competente o Tribunal do Júri. Não consigo entender porque, já que lesão corporal não consta entre os crimes de competência do Tribunal do Júri.
    A 2.ª fase já é domingo e não gostaria de ir para a prova com esta dúvida, vai que cai exatamente isso.
    Agradeço se puder me esclarecer a questão.

    Curtir

  132. Adorei esse post!
    Palavras lindas, e mesmo não o conhecendo suficiente para afirmar, posso sentir que foram vindas do mais puro sentimento!
    Parabéns pelas conquistas! Tenho certeza de que caras de fé que acreditam em seus sonhos sempre conseguirão resplandecer a luz da felicidade!
    ADORO suas aulas!
    Deus abençoe você e sua família!
    Um abraço

    Curtir

  133. Caro prodessor Madeira…

    vim aqui para te agradecer…
    sou aluna da unidade de Araraquara…
    é a primeira vez que estou prestando a OAB. Na primeira fase passei nos recursos, quase fiquei… sou mega nervosa e estressada!!

    Pode ser que domingo acabe nem dando pra mim…
    mas se existe uma chance de eu passar…é ficando calma!! Mas eu me perguntava: como?? Eu sou assim: tipo, louca e estressada, rsrs, além de tudo essa CESPE me irrita!!!
    Mas aí… fui parar no LFG e ter aulas com o senhor…
    Putis, vc me convenceu que eu posso conseguir e que eu posso ficar calma. Suas aulas não são apenas repletas de sabedoria jurídica… mas também de incentivo, alegria e, claro, tudo com muita cultura pop.
    Valeu Madeira

    Curtir

  134. Boa tarde. Hoje, véspera de prova, com o coração quase saindo pela boca, encontrei o seu blog. Queria de alguma forma agradecer pelas palavras na última aula no LFG. Sai de lá chorando, mas ciente que nunca mais iria assimilar as mensagens de fracasso que recebo das pessoas. Sabe professor, me formei em 2002, sempre gostei do Direito, mas não havia intenção de atuar na área. Era bem sucedida no ramo que atuo, ganhava muito dinheiro. De repente a vida me deu uma rasteira e me vi sem chão. Foi aí que resolvi me levantar e buscar alternativas, e a mais sensata foi optar por aquilo que gosto, a ADVOCACIA. Só não imaginava que iria me deparar com uma nova luta…na verdade está sendo uma guerra. Estava totalmente desatualizada. Nossa, como tudo mudou! Depois de duas reprovações, procurei o LFG. Não deu outra, fui para a segunda fase sem terminar o curso. E vou te dizer uma coisa, não imaginava que conseguiria aprender tanto com um curso de 18 dias. Obrigada pelo professor maravilho que és. Amanhã no momento da prova vou me lembrar das suas palavras que tanto me fizeram bem.E claro, lembrar das suas aulas, que foram as melhores. Fique com Deus. Adoro você

    Curtir

  135. Ao Madeira:

    Em pouco tempo do “reta final”foi muito fácil admira-lo como professor…como juiz ainda nao tenho elementos, mas, seguindo a regra(se existem regras….) acredito que vc, enquanto tal, faz a diferenca…
    Passando os olhos pelo texto acima, impossível nao reverenciar a sua melhor qualidade, o deixar-se ser antes de tudo…humano.
    Muito obrigada!

    Curtir

  136. Professor Madeira,

    Conheci seu trabalho do senhor nas aulas do programa Prova Final na TV Justiça, e fui ao Dia D do LFG referente a 1ª fase do exame 2010.1 e desde então tenho visto suas aulas no YouTube.

    Gostaria de deixar aqui registrado que embora o senhor tenha uma didática incrível, vasto conhecimento na matéria e sem dúvida deve ser um ótimo magistrado, o que mais impressiona é a forma simples, engraçada e descontraída com que você trata as pessoas, PARABÉNS pela pessoa que você é, e por todo sucesso já alcançado até hoje, um dia espero encontrar o meu lugar ao sol, igual o senhor já encontrou o seu!

    Um abraço, Gustavo

    Curtir

  137. prof madeira, mesmo depois de tantos post’s, por mais que o meu seja mais um, mesmo assim… vale a pena deixar registrada minha admiração, não só pelo seu trab como prof do lfg (sou sua aluna), como magistrado (todo poderoso né… rsrsr), mas como grande exemplo de ser humano que não desiste dos seus sonhos, que não desistiu de unir novamente sua família, nossa que lindo texto! parabéns dr madeira!!!!

    Curtir

  138. Olá, sou de Piedade- SP e fiz o curso para segunda fase OAB no LFG Sorocaba. Venho com satisfação comunicar que fui aprovada. Quase morri de tanta emoção.Devo isso aos grandes profissionais do curso, mas o senhor, sem dúvida foi o melhor. A sua aula sobre o procedimento do júri foi excelente, e como sabemos, primordial para a aprovação. Comecei o curso da segunda fase sem saber absolutamente nada, e acredite, achei a prova demasiadamente fácil. Muito obrigada por tudo. Boa sorte e fique com Deus!

    Cristina Lago

    Curtir

  139. Professor, estou aqui escrevendo porque sempre te achei e continuo achando-lhe admirável como pessoa, assim como mestre do ensino, cursei OAB preparatório e foi a mais difícil de todos os tempos, mas continuo lutando e o senhor com suas palavras e atitudes principalmente as citadas acima me dá um incentivo imenso, que me faz sonhar e acreditar que tudo que penso será possível, a mais admiro-lhe porque apesar de toda esta bagagem não se esqueceu do principal que é o amor e o respeito ao próximo, principalmente como juiz.
    Estou aqui para parabenizá-lo; pois o mundo precisa de pessoas como o senhor, de tudo que é tem a sensibilidade e humanidade em seus julgamentos e se não bastasse ainda consegue colocar pessoas que as vezes se sentem desestimulados de dar esperanças e energias positivas para continuar porque nos faz acreditar ser tudo possível.
    Que Deus o abençoe.

    Curtir

  140. Professor, Parabéns pelo texto, achei lindo, suas palavras, resgataram valores, que jamais achei que um homem fosse narrar. Tenho um filho lindo, e sonho em transformá-lo em um homem de bem, mas acima de tudo feliz, que saiba valorizar e encantar com as diversas fases da vida e tirar essa lição de que ainda assim vale a pena.
    Parabéns, sublime!

    Curtir

  141. bom dia sr madeira,

    atendendo aos seus pedidos,(youtube)venho manifestar-me a minha simples admiraçao pela sua retórica,didatica,e etc,é um dom! tudo atingindo a perfeiçao. e para qq intenaulta que acessa provafinal,em poucos minutos brota tal admiraçao,e abrindo seu blog temos a oportunidade de conhecer o seu lado humanno,e em poucas palavras,acredito quando fala em sonhos, e sonho de uma boa familia sempre deve estar neles,uma vez que,nao existe sucesso profissional que justifique o fracasso de um lar……as nossas familias sao as nossas riquezas.
    parabens ao trabalho exemplar.

    p.s. nao sou desta area,mas a a admiro muito e assistindo seu programa estou bem a par da literatura juridica,uma vez que quando ligava a tv e ouvia falar no inquerito do goleiro bruno nem se que sabia o que significava tal palavra.
    parabens!!!

    Curtir

  142. Professor, criei um Blog sobre direito também, gostaria que o senhor, quando tiver tempo desse uma olhada e me ajudasse a divulgar de alguma maneira!

    Ps: Fui aprovado no 2010.1!!

    Um abraço, Gustavo

    Curtir

  143. Professor, o que acabei de ler foi surpreendente! Me entristece saber que não há no Mundo muitas pessoas como nós, que pensamos com o coração, e que deixamos a ganância e a prepotência para os fracos. Parabéns pelas conquitas, e que eu também tenha muitas para contar. Ainda, gostaria de expor minha inconformidade com alguns fatos que entendo devem ser mudados. Fico triste que no Brasil haja uma disputa de poderes, pois não entendo o motivo do juciário e do poder administrativo da polícia estarem separado e medindo forças. Entendo que a Polícia e o Judicário deveriam trabalhar juntos para dar mais celeridade aos processos, bem como para acabar com essa disputa de poderes. Ocorre que, muitas vezes, o inquérito acaba por não ter utilidade, assim como só ocasiona uma gasto público desnecessário. Desculpe expor essa minha indignação aqui, mas gostaria de entender melhor esse assunto, pois sei o quanto és justo e saberia responder a esse questionamento. Parabéns pelo teu trabalho. Abraço, Fernanda.

    Curtir

  144. Olá Prof. Passei por aqui para lhe deixer um beijão e agradecer sua atenção e carinho demonstrados em sua aula. Sou atualmente aluna OAB filial LFG/SC Floripa, e afirmo com total convicção que depois de assistir aulas como a sua tive a total certeza de que é o caminho penal que devo seguir. Inclusive já estou frequentando pós graduação em dto penal e processual penal CESUSC. Pena o Sr. não ser um de meus professores. Obrigada pela dignidade que o sr. demonstra. Juízes como o Sr. o sistema jurídico seria mais célere e humano. As suas aulas tem a pitada certa, humor, matéria, questionamento!!!! Obrigada, dia 26/09 é a prova…..deseje-me sorte Prof!!! Beijão

    Curtir

  145. Professor Madeira,hoje consegui ver as respostas ao meu recurso da segunda fase da OAB 2010.1 em penal. A questão 4 que entendi como mutatio libelli, inclusive os estudiosos do direito penal também concordaram, bem como o Senhor, não foi aceito pelo Cespe.
    A questão 4 contemplava os crimes de roubo e dano, cujas elementares são absolutamente diversas, sem que descrevesse o enunciado que a narrativa fática contida na denúncia revelava simples equívoco na capitulação legal. Logo, se a hipótese fática é modificada, trata-se de mutatio libelli e não de emendatio como na resposta oficial.
    Madeira por causa disso, vou ter que fazer outro exame de ordem, sendo que passei na primeira fase sem recurso algum e fico na segunda fase em meu primeiro exame da ordem.
    Professor Madeira, gostaria de uma opinião, força, ideia sua para mim, sobre o que fazer nesse momento quanto ao recurso, já que todos os estudiosos têm a certeza que não caberia emendatio e, mesmo assim,o Cespe não aceitou o recurso e com este, seria, hoje, advogada. Um grande abraço.

    Curtir

  146. Madeira, gostaria de expressar o quanto te admiro
    como pessoa e como profissional que é…
    Humano… que como todos nos erra mas coloca amor e carinho em tudo que faz e acredita no homem como fruto de mudança em busca de uma vida e de um mundo melhor…
    Se todos os juizes acreditassem no “principio da dignidade humana” como pressuposto de todo o nosso ordenamento juridico com certeza a lei seria melhor aplicada em nosso pais!!

    Sou sua aluna LFG aqui em Goiânia, fiz o modular e to fazendo o reta final… também acredito nos sonhos e tenho certeza que com muita dedicação vou realizar os meus… obrigado pelas aulas maravilhosas e pelo incentivo!

    Que Deus ilumine o senhor e sua familia!!

    Um grande abraço!

    Curtir

  147. Madeira, sai da faculdade sem rumo, sem objetivo, sem luz no fim do túnel, meses após, através de um incentivo de um grande amigo, comecei a frequentar um cursinho em Goiânia, cujo nome não vem ao caso, lá percebi muitas coisas, uma delas era que se eu quisesse alguma coisa na vida, eu teria que começar tudo denovo, através de outro convite, comecei o reta final para OAB no LFG, foi quando eu tive uma aula sua, depois desse reta, fiz mais tres, não tem problema, ontem conferi meu gabarito, e se não errei na marcação, estou aprovado na primeira fase do exame 2010.2, hoje você é meu ídolo, sou além de estudante, professor de inglês e como você, um sonhador, levo muito do seu jeito para as minhas salas de aula e aos poucos vou criando meus ídolos para se eternizarem na minha memória e com certeza “irmão”, você será sempre lembrado.
    Obrigado pela força e incentivo.
    Forte abraço!

    Gabriel Chadud

    Curtir

  148. Boa noite professor. Fui sua aluna no curso para a OAB. Hoje sou uma advogada e eterna admiradora sua. Tenho muitos sonhos e estou correndo atras deles, pois estes devem ser perseguidos, nao e mesmo? Enfim, obrigada por me ajudar nesta conquista. Parabens pelo belissimo trabalho que desenvolves, pois sem ele jamais seria o que sou hj, uma advogada. Obrigada.

    Curtir

  149. Professor Madeira..
    Sou sua aluna na LFG da 2ª fase da OAB em penal.
    Na sua aula de quinta-feira você falou sobre o crime de estupro e atentado violento ao pudor.Sou estagiária do MP e vi alguns recursos feitos pela defensoria, nos processos de condenação pelos dois crimes, pedindo não a “abolitio criminis” do atentado violento ao pudor, mas sim para que fosse aplicado o crime continuado. Assim, gostaria de saber se nesta hipotese seria possível pedir em tese principal a “abolitio criminis”, e em tese subsidiária apenas para que fosse o crime considerado na forma continuada ou como concurso formal?
    Desde já agradeço.
    Um abraço..juliana

    Curtir

  150. Olá Querido Professor Madeira,

    Amanhã é o seu aniversário!!
    Aliás, o meu papai também é do dia 10 de outubro…
    FELIZ ANIVERSÁRIO!!
    Desejo ao senhor nesse seu dia tudo o que há de melhor na vida: amigos verdadeiros, família unida, pessoas especiais no teu caminho, dias ensolarados,
    grana no bolso, paz de espírito, saúde pra dar e vender, sorvetes, chocolotes, viagens internas e externas,riso solto, um emprego que te realize independente da grana, música, ligações inesperadas e muito AMOR!!!
    PARABÈNS!! Sou sua fã!!!

    “Deus se opõe ao soberbo, mas dá graça ao humilde”.
    (Tiago 4.6)

    Tenha um lindo dia!!!

    Um abração,

    Sil
    Cascavel/PR

    Curtir

  151. Boa Tarde .Caro professor.sou nacido no bairro do cafundó,Salto de Pirapora /SP,tenho 59 anos ,e só agora estou tendo a oportunidade de cursar uma faculdade,que nste caso é “Direito”.Na rua em que moro existe o curso da LFG.no entanto vasculhando os sites ,deparei-me com o Sr.dando aulas de direito proc e penal.como estou no segundo ano do curso suas aulas ,sao de vital importancia,na compreençao do direito penal.Posso garantir ao Sr,que, até a conclusao dos meus estudos,sou seu aluno de carteirinha.Parabens pelos relevantes serviços prestado e prestando a nós neófito do conhecimento juridico.Saude ao Sr.para que continue a nos ensinar.Abraços Luiz Carlos

    Curtir

  152. Olá professor Madeira, Seu texto é apaixonamente e me fez refletir sobre o que eu quero para minha vida. Bem, tive a honra de ser sua aluna (LFG-SP – Curso: OAB 2010.1) e com seus bellos ensinamentos tive êxito no exame de ordem. Comecei a minha jornada. Bem escolhi a carreira pública, por profissionais como você que são HUMANOS. Vou trilhar o meu caminho rumo ao Ministério Público Estadual e pessoas como você professor que me fazem cade vez mais acreditar na função pública eme dá ânimo para NUNCA desistir do meu sonho que em breve, com a Graça de Deus se tornará realidade. Também adoro assistir sua aulas no programa prova final da Tv Justiça, sou viciada..rs. Professor você é simplesmente excelente e me inspiro muito em sua trajetória. Até breve, rumo à minha grande conquista. 🙂

    Curtir

  153. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ PROFESSOR IRMÃO AMIGO DA 1ª VARA CIVEL E PENAL DO BRASIL.

    Processo nº 10/10/2010

    Fernanda , brasileira, bacharel em direito, vem a presença de Vossa Excelência, através de todos os seus amigos estudantes do cursinho LFG de segunda fase da OAB/BR , requerer o quanto segue:
    Requeremos de Vossa excelência que continue sendo essa pessoa maravilhosa e humilde. Que esse jeito amoroso e meio meninão de ser, continue sempre dentro de ti, pois, é esse jeito que nos ajuda a continuar a nossa jornada… Você é um dos professores mais querido do cursinho LFG… Não é egoísta, pois, de coração divide com milhares de alunos o seu excelente conhecimento na área jurídica, você nos ensina muito mais do que deveria, nos alerta de tudo, e sem falar COM A MAXIMA VÊNIA você “É O CARA”.
    Requeremos ainda que DEUS te abençoa em tudo, tanto em sua carreira judiciária, quanto em sua carreira como professor… Você merece ser muito feliz e que essa data se repita por muitas vezes e que poderemos sempre lhe parabenizar pelo seu aniversario, pelo seu sucesso de vida e profissional.
    Hoje não tivemos aula com você, mas ficou na memória o dia em que você entrou na aula do Mazza e deu os parabéns a ele , aquele dia foi o máximo … rsrs, você simplesmente deu um show, então todos nós alunos, amigos, irmãos desejamos a você…
    “UM FELIZ ANIVERSÁRIO !!!! COM MUITA SORTE SAÚDE E PAZ”!!!
    Da à causa o valor de, um abraço tão legal quanto aquele que você deu ao Mazza, outro professor maravilhoso.
    Termos em que,
    Pede deferimento.
    Rio Claro, 10 de outubro de 2010.

    ADVOGADO-OAB/SP

    Curtir

  154. Palavras mencionadas pelo Senhor:

    Estrofe 1: Tristeza não tem fim, a felicidade sim.

    Estrofe 2: É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe.

    Quase uma hora da manhã…e entre músicas, fotos e pensamentos que me fazem continuar – “WALK ON” – e estudar pelo menos até às 3 hrs da manhã, agrego o site do Senhor nesta minha lista de incentivos!
    Ter fé e sonhar! Há de ser esse mesmo o caminho.
    Grata!
    =)

    Curtir

  155. Olá professor Madeira.
    Primeiramente peço desculpas pelo atraso, considerando que ontem foi o seu aniversário.

    Sou seu aluno na turma de 2ª fase na unidade Bauru, fui seu aluno na turma de Assistente do MP/SP e ganhei uma profunda admiração…

    Cada aula sua que assisto eu saio vibrante, animado para chegar em casa e continuar devorando os livros.

    O seu jeito de lecionar é totalmente diferenciado e transparece sua personalidade, tornando evidente a pessoa maravilhosa que é, além da sincera preocupação que tem com seus alunos.

    A maneira de ensinar, as palavras que usa, fazem quase desaparecer a distância da aula telepresencial, fazendo com que eu me sinta próximo e amigo seu.

    Isso sem contar sua história, que é uma grande inspiração, é linda.

    Por isso que desejo meus mais sinceros votos de felicidade a vc e a toda sua família, de coração, porque sei da reciprocidade, sei do empenho com que ministra suas aulas desejando que eu e os demais alunos consigam a tão sonhada aprovação.

    Professor, ainda fora do mundo jurídico, gostaria de um conselho sobre relacionamentos e estudos, e sei que vc passou por algo parecido por já ter nos confidenciado nas aulas.

    Se possível, gostaria de poder lhe enviar de forma particular, se é que há como.

    Não sendo possível, ratifico que só tenho a agradecer pela forma que ensina, e mais uma vez desejar toda alegria do mundo pra vc!

    Um forte abraço.

    Gustavo.
    Bauru/SP.

    Curtir

  156. Boa tarde!Caro professor!sou aluna da filial tatuapé e preciso de um professor particular com urgência!!!!me indique alguém, porque apesar de ter passado na primeira fase,terminei minha faculdade há um tempão e estou desatualizada.Me ajude,confio muito no seu trabalho! um grande abraço!

    Curtir

  157. Profº Madeira, como posso te agradecer por tudo que fez por mim?
    Sou professora pedagoga, e quando assisti a um video seu, percebi que havia um jeito especial de estudar Direito, esse jeito é o amor pelo que se faz.O srº me transmitiu isso, não quero seguir carreira juridica, apesar de ter passado, graças a sua ajuda, em 2 concursos aqui na capital.
    Amo Direito, mas amo mais ainda as minhas escolhas, algumas certas, outras não…Enfim…
    Tenho uma imensa vontade de conversar com o Srº um dia, ouvir historias como as que o Sr} conta em seus videos, e não esqueço aquela do aluno que desacatou a professora…
    Quem sabe, um dia terei essa grande oportunidade de conversar com um mestre tão carismatico e incentivador que tu és…
    Um grande e respeitoso abraço!!!!!!!!

    Curtir

  158. Olá professor Madeira, estou iniciando o curso no lfg e concordo com todas as coisas boas que postaram sobre vc. Sua didática é muito boa e a sua energia também. Seja sempre esta pessoa bem humorada que é. Bom humor é essencial para uma vida saudável. Um beijo, adorei vc.

    Curtir

  159. Boa tarde professor Madeira.

    Gostaria em primeiro ligar dizer que suas aulas são muito boas e realmente fazem a diferença, obrigado mesmo.
    Em segundo na aula de hoje dia 21/10/10 o senhor disse que passaria umas dicas de peças que poderiam cair, contudo não deu tempo em virtude de ter que resolver os problemas na aula, gostaria de saber se o senhor vai nos passar essas dicas.
    Desde já muito obrigado, e até breve.

    Rafael Bratfich Goulart.

    Curtir

  160. Caro Professor Madeira,
    Sou estudante do curso da 2ª fase da OAB/2010.2, da unidade do LFG Patos-Paraíba, a atualmente trabalho na Procuradoria Geral do Município de Pombal/PB, onde moro. Não obtive êxito na última prova da segunda fase por falta de 0,40 décimos, resolvi fazer o curso para aumentar minha produtividade nos estudos e estou impressionado com a dinâmica das aulas e a dedicação que você tem em passar o essencial, buscando sempre nos deixar tranquilos e confiantes. Como você diz, fé e amor no coração, que desta vez não tem pra ninguém vamos detonar essa prova no dia 14/11. Queria saber qual é a principal tática para acertar a peça nesta segunda fase e qual sua aposta?
    Um forte abraço e sucesso.

    Curtir

  161. Professor, sou bacharel em direito em uma cidadezinha aqui do interior da Bahia.Não tenho acesso a cursos preparatórios, nem grandes nem pequenos, exceto das aulas que descobrir por acaso no youtube e, desde então,me tornei fan de suas aulas e de sua pessoa.Hojé suas aula são as minhas únicas fontes de informações extras. O Srº não faz idéia o quando suas aulas são importantes pra me.O Srº é FABULOSO.
    Forte abraço.
    E como você sempre diz: “Força e fé, amor pra o que dé e vinher”

    Curtir

  162. Madeira amo suas aulas do LFG, mas estas do TV justiça parece que é alguém incorporado em vc. Alguém que só usa seu corpo! Prefiro o Madeira escrachado, com aqueles exemplos que são inesquecíveis.Bjo irmão!!!

    Curtir

  163. Professor,

    Estava pensando sobre ti, e cheguei a conclusão que: a palavra EXCELÊNCIA não poderia ser melhor empregada…
    O senhor é excelência em todos os seus contextos…
    Bjão!

    Curtir

  164. Po, professor suas aulas foram as melhores da segunda fase da oab 2010.2 e vc acertou de novo duas perguntas, vc é o kra………falu irmaaaaaaaaaao

    Curtir

  165. Professor Madeira !!!
    Acho que vc lembra de mim, eu sou aquela moça, modesta moça, rsrsr que estava desesperada no recurso da 2ª fase do último exame, q

    Curtir

  166. Professor Madeira !!!
    Acho que vc lembra de mim, eu sou aquela moça, modesta moça, rsrsr que estava desesperada no recurso da 2ª fase do último exame, que minha mãe faleceu de cancêr que dois dias depois entrei no cursinho e falei vou estudar, pq era o sonho da minha mãe eu passar nessa prova, e devido a não aprovação antes do recurso, estava muito mal, falando que não tinha competência para realizar o sonho da minha mãe, estava mal mesmo………..Mais depois vc me respondeu, fiquei tão feliz, vc não imagina o quanto…MUITO OBRIGADO pelas suas palavras foi coquetel de ânimo, queria te agradecer, mais não consegui descobri qual era sua sala, no forum João Mendes!!! que Deus te abençõe!! e passei, com o recurso!!

    Curtir

  167. Olá Prof. estou lendo seu livro e gostaria de expor essa questão
    Obs.: Quando da formulação dos quesitos, o juiz afastou da sentença de pronúncia. O réu foi condenado, você deverá recorrer. O recurso cabível é o recurso de Apelação. O que deve ser argüido em preliminares? Citar jurisprudência. Lá no tribunal o recurso foi improviso, contudo, a votação não foi unânime e desfavorável ao réu. Interpor perante o tribunal o recurso cabível.
    Resp.
    Por ser matéria Processual o recurso cabível é embargos de nulidade, tendo em vista que o juiz afastou da pronuncia a formulação dos Quesitos, já o referido recurso de apelação interposto foi com decisão não unânime desfavorável ao réu, que, neste sentido caberia apenas alegar o voto vencido (embargos infringentes). Mas como o juiz afastou artigo 483 cpp da pronúncia cabe alegar a nulidade do júri e solicitar as medidas cabíveis.

    Curtir

  168. Prof. Madeira,
    acabei de assistir sua aula sobre o Jecrim no Youtube. Q Deus sempre possa te abençoar e iluminar como juiz, como professor e principalmente como pessoa. Cada dia q desanimo, penso nos meus professores vitoriosos (e vc é um deles), e prossigo, pois sei q um dia serei recompensada.
    Abraço!

    Curtir

  169. Prof,
    acabei de ler o post 33 anos, e confesso, me emocionei. Sua vida, assim como a de tantas outras pessoas, teve altos e baixos, e mesmo assim, vc continuou com seu lema! Parabéns por ter insistido no amor da mesma pessoa, isso é bem raro. E vc está certo quando diz q merecemos ser felizes mas q temos medo desta “tal” felicidade.
    Mais uma vez quero deixar minha admiração pelas suas aulas, pela competência e excelência em saber ensinar de maneira tão simples o que parece ser tão complicado.
    Obrigada mesmo!

    Feliz Natal e Feliz 2011!! e muitas felicidades venham pela frente!

    Curtir

  170. Madeira, tu é um baita professor.
    Muito bom as suas aulas no modular OAB, aprendi demais e ainda ri muito, sem contar a aula de ECA que ficou ótima também.
    Abração.
    “Força e fé, amor pro que der e vier”

    Curtir

  171. Caro Professor! Relutei com meus pensamentos para aqui
    deixar este pequeno recado, afinal em meio a tantos gestos de
    agradecimentos, difícil é não pensar que o meu não ficará esquecido
    aqui. Porem, sendo este, o único canal de comunicação, gostaria de
    aqui deixar os meus sinceros agradecimentos pelo trabalho
    desenvolvido pelo Sr. e que mesmo não me conhecendo o Sr me ajudou
    e muito. agradeço por tudo e deixo aqui os meus elevados protestos
    de estima e consideração

    Curtir

  172. Madeira, saibas que me orgulho por ter um professor como você e mais ainda, pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ter um juiz que tão competente, consciente e de essência humilde, enfim, um homem de fé! Obrigada!

    Curtir

  173. és um grande mestre e um grande homem, grande profissional e grande exemplo. O país precisa de homens assim. Sonhador e confiante. Suas aulas são maravilhosas, tenho aprendido muito. vou fzer o exame e nos ultimos não levei a serio uma recomendação sua: não mudar as respostas. No ultimo exame diz 40 ptos, mudei 1o questões. Como vê o Senhor sempre tem razão.
    Se não tivesse casado e feliz eu ia te pedir em csamento. Te admito e te gosto muito

    Curtir

  174. Caro Professor Maderia.
    Gostaria de parabenizá-lo pela sua dedicação no ensino pela Internet. Realmente estou aprendendo muito. Mas acima de tudo, é notável sua simplicidade. Seu incentivo. Realmente, no final de cada aula, seus depoimentos são muito relevantes. Força e fé, amor para o que der e vier. abraço

    Curtir

  175. Olá Madeira, tudo bem?

    Sou seu aluno do reta final mag. estad., e te acho um puta professor (no sentido hiperbólico do termo..hahaha), parabêns!

    Pois bem, na aula de hoje, no ponto sobre provas ílicitas vc nos disse que em ambos os casos, ou seja, tanto de ílicitas (strictu sensu) quanto das ilegítimas, a consequência pela constatação da ilicitude seria o desentranhamento. Contudo, me veio uma questão: as provas ilegítimas (considerando aquelas produzidas sob violação da norma processual na sua produção)ao ser reconhecida a ilegalidade não poderiam ser consideradas nulas, e ainda mais serem renovadas ao invês de serem desentranhadas?

    Valeu madeira, um abraço.

    Curtir

  176. Oi, Prof. Madeira, fui seu aluno da LFG da Unidade de Itabaiana/SE, adorei ter lhe conhecido e este texto so reafirma o sentimento que tenho por ti. Na epoca do Curso da OAB a galera se divertias das imitaçoes que fazia de vc – agora que passei espero encontrar-lhe noutra oportunidade, felicidades e obrigado – pretenso amigo.

    Curtir

  177. Caro Professor Madeira.
    Em sua aula no “Prova Final”, comentou sobre o novo Código de Processo Penal. Acho que é um grande passo do Legislador. Contudo, o Código Penal continua o mesmo, e ninguém fala em um “novo Código Penal”.
    Permita-me a fazer uma discordância no rumo tomado pelô Congresso. Acho que deveria aprovar primeiro um Novo Código Penal. Atual, de acordo com nossa realida.
    E o Senhor, Professor Madeira, acha que deveria haver uma mudança completa no ordenamento jurídico penal?

    Curtir

  178. Sou de Recife, aluna de escola pública estadual. Tão difícil a nossa situação (estudantes de escolas públicas) e de repente acho, sem querer, no youtube, aulas deste grandioso professor. Muito obrigada e muito mais sucesso!

    Curtir

  179. Madeira,

    Como você diz, Irmão.
    To com um problema, o meu irmão fez vestibular em uma faculdade passou, pagou e na hora de apresentar os documentos, alegaram que não tem numero mínimo de alunos para fechar uma sala? E agora cabe uma ação de obrigação de fazer, com pedido liminar?

    Obrigado
    Flavio

    Curtir

  180. Caro Madeira:

    Utilizo da seu sign up e ele tem sido muito útil para minhas atualizações nas matérias de penal, processo penal e eca. Aliás foi através dela que soube da introdução da alienação parental. Meus alunos de UNIP te elogiam muito no curso Prima-LFG. Existe uma semelhança da minha aula com a sua no jeito mais direto de se falar, até no uso de palavrões.

    Um abraço e obrigado pelas dicas.

    Professor Válter Kenji Ishida

    Curtir

  181. Professor Madeira, sou sua aluna no curso de prática do LFG de Goiânia e comecei a acompanhar seu blog esse ano, como sempre vejo que deixa um poema ou uma música postada, tomei a liberdade de postar uma poema de minha autoria.
    Rosa Fenestral

    Da janela acompanho “os rosas”,
    Tons cambiantes como o tono,
    Abóbada rósea de outono;
    Paineira, maviosa, visão fenestral.

    Como comigo, no tempo a mutação,
    Variação ânua do tema e do rosa:
    Do rosa, quase primaveril,
    Ao rosa tênue, como o céu de abril.

    Também sei que o desrosa
    Reflete as vívidas cores do poeta,
    Quando da garota, poeta ouviu:
    “Que sorte, ó rosa forte da barriguda;
    Árvore prenhe de auroras desmaiadas,
    Atapeta de novo a minha rua,
    Enorme bouquet de róseas rosas,
    De que a luz fez um bem-me-quer!”

    Maria Tereza

    Curtir

  182. Cara, depois de ler isso, se vc não fosse casado, eu casava com vc!! Parabéns, vc parece ser uma pessoa incrível!! Felicidades sempre!!

    Curtir

  183. Boa noite doutor, estou com dificuldades em encontrar jurisprudencias para fazer um recurso civil, o caso é o seguinte : Uma mulher comprou um produto da polishop e ficou insatisfeita com o produto e quis seu dinheiro de volta por nao gostar de nenhum outro produto da loja,mas quando esta realizou a compra ela levou o produto para sua residencia nao garantindo o benefico do CDC, porém o juiz de primeira instancia deferiu o pedido da devolução do valor pago até a data da ação com a correção monetária devida.
    A questão é a seguinte no decorrer do processo os boletos bancarios do produto continuaram a ser entregues e esta mulher com medo de ter seu nome sujo continuou a pagar todas as demais parcelas , desta forma ao entrar com ação civil o valor das parcelas pagas no decorrer do processo foram caracterizados como ilíquidas, de acordo com os art 14 e 38 da lei 9099/95. Como devo proceder com a çao? o senhor conhece alguma jurisprudencia ou cabe outro processo referentes a estas parcelas ja pagas no decorrer do processo ??

    Curtir

  184. A arte, ahhh a arte…suspiro por ela qdo leio um ótimo livro ou quando leio um ótimo filme, quando ouço uma bela canção ou quando assisto uma boa peça de teatro, enfim, quando presencio sua manifestação em suas mais variadas formas..Mas a que mais gosto é essa que vc, professor, tão bem pratica. O dom da palavra é coisa de poucos e para poucos, mas o pouco com Deus é muito, por isso, palavras bem ditas, quando saem do coração, são mais valiosas que ouro e prata, são coisas que vêm para se solidificar em nossas vidas, força nenhuma apagar e nos fazer melhores. Essa coisa de viver oq vier, como der, é mágica. A dialética da vida é o chute na bunda que empurra todos para frente, é um “avante!” muitas vezes despercebido, ou quase. Entre sim e não vivemos, nos criamos, rimos e choramos, de forma que sabemos, se analisarmos bem, que a felicidade só é felicidade pq a tristeza existe e vice versa. Linda sua história de vida, as entrelinhas devem ser tbm. Parabéns por ser tudo oq é e não querer parar. Você surpreende com sua grandeza de ser humilde, que é própria de pessoas grandes. Homem de caráter único, como únicas são as artes que nos recheiam a vida.
    Adorei a parte q vc fala em Caetano e cita que
    “Narciso acha feio oq ñ é espelho”. Me fez refletir que eu AMO as diferenças, por isso sou o contrário e quero o avesso.
    Sou apaixonada por suas aulas e já que seu amor por São Paulo é incondicional,o interior( no meu caso, Vinhedo)agradece a tecnologia.
    Grande abraço e fique com Deus.

    Curtir

    1. * “…ou qdo assisto um ótimo filme..”. Sei q vc entendeu, q erros são perdoáveis quando não se tem transtorno compulsivo obsessivo,o da autocorreção, no meu caso..rsrs..Agora sim: bjo,outro,tchau…rsrs

      Curtir

  185. Meu caro Madeira, na ultima vez que nos encontramos voce me disse: casei com uma mulher maravilhosa. Ela lê Caros Amigos. Lembra disso? É a mesma?! Pois é, fazem vários anos. De vez em quando ouço o CD que voce me presenteou em Primavera. Voce lembra qual foi? Pois é, faz tempo! De vez em quando troco mensagens com a Márcia (tua antecessora em PP, lembra quem é?)e, às vezes, tomamos um café juntos. A ultima vez já faz mais de ano. Continuo por aqui, tocando alguns projetos complicados, levando a coisa em frente. Voce agora é professor ou juiz? Ou ambos? Para não ocupar mais muito espaço do seu blog (depois te conto pessoalmente o que acho dessas coisas), mas respondendo à sua provocação quanto às frases, creio que a melhor é “viver, e não ter a vergonha de ser feliz, dançar e dançar e dançar, a beleza de ser um eterno aprendiz”. Isso é insuperável e bate qualquer outra. É a essencia da vida.
    Um grande beijo e um enorme abraço
    Adalberto

    Curtir

  186. Querido professor, meus parabéns pelo Sr. humano em que se tornou, estou tendo aula pelo LFG e tive a oportunidade de ver outros videos aulas até mesmo de outras matérias no you tube, apesar de estar em Cascavel/PR sou de SP e tive o prazer de ter aula com o Juiz Ditomazzo da vara do adolescente de SBC, o qual mudou meu conceito sobre o Juiz, o papel que vçs fazem vindo para as salas de aula é muito importante porque além de ter muito a passar, mostra que apesar de Juízes, não se importam em estar em dividir o que sabem, e como sabem, estou sempre em SP, e qualquer dia terei o prazer de lhe encontrar seja no LFG ou no FORUM e apertar a sua mãe, muitas felicidades.

    Curtir

  187. Boa noite professor!

    Fui sua aluna no Lgf (unidade Franca/SP)e também acompanho seu blog. Gostaria de agradecer o carinho e atenção dispensado aos seus alunos!
    Te acho um professor espetacular!
    Um forte abraço!

    Curtir

  188. Sem muito a dizer, virei fã.
    Adorei a primeira aula que tive sua hoje e mais ainda de conhece-lo como pessoa pelo blog.
    Parabéns!
    Abraços.

    Curtir

  189. Oi prof. sou sua aluna do LFG em Santo André, a unica nesta unidade, ainda bm que vcs são maravilhosos e mesmo sozinha me divirto muito, além de aprender muito é claro! Gostei muito do seu texto, fiquei até emocionada, espero um dia ter textos emocionantes para contar e muitas vitórias como as suas, e o mais importante quero me casar várias vezes com o mesmo marido tbm…rsrs, a filha linda eu já tenho o marido tbm e faria tudo de novo para tê-los ao meu lado para sempre!! Bjus e muito mais sucessos ainda virão pra vc!!

    Curtir

  190. Oi prof, sou Edson de Curitiba, parabéns pelo sucesso e humildade, que é uma combinação do mais profundo conhecimento, fui menino de rua aqui na Capital, e só tive oportunidade de voltar a estudar, aos 28 anos, retornei ao 3º ano do ensino fundamental, eu tinha um sonho, um sonho que era muito distante, para um menino que não tinha nem onde morar, passei muita dificuldade, fome, frio, discriminação, más encontrei pessoas que me ajudou muito, e acreditou que meu sonho poderia se tornar realidade, hoje estou com 36 anos 3 filhos que são a razão de minha batalha, hoje, no 5ºano da Faculdade de Direito, com muitas dificuldades, más também com muita determinação, essa honrra dedico ao Sr Jesus, e minha sposa Ester guerreira companheira e amigos que um dia me deram um prato de comida uma cama uma palavra obrigado.

    Curtir

  191. Olá Professor! Sou aluna do LFG (OAB – Regular mod. II) e tive o privilégio de assisti-lo.

    Que bonita sua trajetória até esta data.
    Pessoas como o senhor são fontes de inspiração.

    Parabéns por suas palavras, por sua perseverança e pelo excelente PROFESSOR que tu és.

    Que Deus o abençõe e te fortaleça a cada dia!

    Abraços.

    Curtir

  192. Caro Professor, eu assistiu uma de suas aulas no youtube gostei muito e gravei todas.
    Amigo hoje sou seu fã, aqui de Paulista / Pe.Espero vê mais aulas e para gravar.

    Eu estudo para concurso da Polícia Civil e com essa ajuda eu vencerei!E já estou pensando em fazer Direito.

    Parabéns, Professor o Senhor apresenta as aulas como nunca vi igual. como se nós já nos conhecemos há muito tempo.

    Muita saúde e paz pra o Senhor e toda a família.

    Reginaldo Claudino (Paulista / Pe.)

    Curtir

  193. Professor,

    Fui sua aluna do LFG (OAB/Unidade Curitiba).
    Belas palavras as suas, muito bom ler sobre alguém que, infelizmente, temos apenas uma visão! Isso nos torna mais sensíveis ao ser humano ‘mestre’ e com certeza nos aproxima como amigos!

    Obrigada por estarmos juntos nessa caminhada e PARABÉNS pelo profissional grandioso que és!

    Forte abraço!

    Curtir

  194. professor, ja fiz alguns cursos na lfg com a senhor e conheço a sua disposição em atender os alunos. gostaria de discutir uma questão de um concurso que fiz, e que poderia ser decisiva para me levar aos primeiros lugares (ja que fiquei em 6º)
    poderia me passar o seu e-mail?
    grato

    Curtir

  195. Oi Prof, sou aluna da primeira fase extensivo da OAB e adoro muito as suas aulas.

    Se possível, gostaría que o senhor me ajudasse em uma dúvida.
    Em pouco tempo, tenho que entregar minha monografia, porém estou tendo dificuldade para conseguir um tema.
    Pensei agora em fazer sobre a saída temporária dos presos, mas não sei se é um tema interessante, e se tem material suficiente para escrever uma monografia.
    O que o senhor acha? Se puder me ajudar, agradeço.
    Obrigada

    Curtir

  196. Oi,Madeira!

    Fui sua aluna do curso da OAB-LFG.Estou estudando
    muito, pois dessa vez quero passar!Suas aulas são
    excelentes e tem me ajudado bastante, além de suas palavras de incentivo.
    Você é um excelente professor! Valeu!

    Curtir

  197. Professor Madeira, boa noite!
    Sou sua aluna no presencial da Bela Cintra.
    Tivemos aula de PP contigo ontem, 15/05, e juro que saber que você estaria lá me incentivou para acordar num domingo frio!
    Só fiquei triste com uma coisa… Você disse que era o nosso último encontro… Por favor…. Diz que ainda teremos ECA….
    Nao tivemos muito contato, mas eu me encantei com o segu jeito de ser desde o primeiro dia de aula!
    Um cara bem sucedido, inteligente, seguro do que leciona, mas acima de tudo, humilde, espontaneo, engraçado e muito simpático!!! Já tinha um grande apreço por você, mas ao entrar no seu blog e me deparar com o lindo texto escrito, fiquei sem palavras!!!
    Professor, muita sorte e felicidade no seu caminho! Muitas coisas boas e vou te dizer uma coisa: acho que nos reencontraremos na segunda fase! Você conseguiu me mostrar que PP não é o monstro que sempre me perseguiu!
    Obrigada, Madeira!
    Beijos.

    Curtir

  198. Prezado Professor Madeira:
    Sou de Bebedouro – SP, como você mesmo diz a grande metrópole do interior paulista, estou fazendo o preparatório LFG – OAB – 2011-1 e já tive no módulo 2 algumas aulas de Processo Penal com você e aprendí muito. Gostaria de lhe dizer que já estou no módulo 1 do preparatório LFG e amanhâ dia 18/05/2011 terei aula de ECA com você, vai ser legal já estava com saudades das suas palhaçadas durante as aulas que nos ajudam a ter uma aula mais agradável. Gostaria de lhe dizer que conheço bem o seu Pai Dorcides dono do Doce Pastel e que joguei muito futebol com ele há anos atras, ele jogava bem, mas não melhor que Eu claro. Sou Santista e gostaria de dedicar o título a você para aprender como se joga time grande e aí vem o título da Libertadores e te garanto que esse ano não vai ter prá ninguém, só vai dar PEIXE na CABEÇA!!!!, ouviu São Paulino e já demos um corretivo nos Bambí na semi final. Brincadeiras a parte, gosto muito da sua e espero que amanhã você se lembre de Bebedouro e de mim na sua aula ao vivo.
    Abraços.
    Luiz Afonso

    Curtir

  199. Professor, tem alguma dica para a prova de domingo, 22/05, segunda fase magistratura SP?
    Adoro o senhor!! Saudades das suas aula

    Curtir

  200. Professor Madeira
    não o conheço pessoalmente, mas, sou apaixonada pelo seu jeito ímpar de ser, porque você demonstra um homem nobre, modesto, simples, um encanto, artigo raro nos dias de hoje.
    Como todos, pra mim é uma luta comprar livros, mas, quando consigo adquirir um, sempre escrevo suas palavras: “Força e fé, amor pro que der e vier.”
    Deus o proteja e aos seus.

    Curtir

  201. REFIRO QUE USO DOS VÍDEOS DA LFG PARA MEUS ESTUDOS,E RESCENTEMENTE FIZ CONCURSO INTERNO PARA SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR DO RS, E UMA DÚVIDA ,POSSO ATÉ DIZER ANGUSTIANTE ME SURGIU. AO RESPONDER A UMA PERGUNTA DE DIREITOS HUMANOS E AO RECEBER O RESULTADO DO RECURSO ADMINISTRATIVO TIVE UMA DESAGRADÁVEL SURPREZA ,E ACHO QUE FUI INJUSTIÇADO.

    PESSO O FAVOR DE ANALIZAR SE POSSIVEL PARA PODER SANAR MINHA DÚVIDA.

    FOI NOS DADO COMO CORRETA A RESPOSTA DA LETRA “ C “, E EU RESPONDI A LETRA “ b “.

    MAS AO QUE ME PARECE A LETRA “ A “ E “ B “ TAMBÉM ESTÃO CORRETAS.

    RECORRO A LFG PARA ANÁLISE,VISTO EXISTIRAM MUITOS PROFISSIONAIS NO ASSUNTO.

    A questão do concurso da qual a resposta do gabarito está sendo contestada, assim foi proposta
    A PERGUNTA É A SEGUINTE

    + “Quanto ao ingresso dos tratados dos direitos humanos, previstos na nossa Constituição, é INCORRETO afirmar:

    a) O Congresso Nacional pode aprovar o ingresso dos tratados de direitos humanos com força de lei ordinária.

    b) A partir da emenda constitucional de nº 45/2004, o Congresso Nacional pode aprovar os tratados de direitos humanos com força de norma constitucional.

    c) O Artigo 5º, Parágrafo Terceiro estabelece que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

    d) A Convenção sobre o Direito das pessoas com Deficiência, chamado de Primeiro Tratado de Direitos Humanos do Século XXI, ingressou no Brasil como equivalente á emenda, porque observou o procedimento previsto no artigo 5º, Parágrafo Terceiro.

    e) Os tratados de direitos humanos que ingressaram no ordenamento brasileiro podem ser invocados para proteção e garantia da pessoa humana.

    DESDE JÁ AGRADEÇO

    Curtir

  202. Passamos para seu e.mail provafinal, um assunto de máxima urgencia, pelo ser ímpar que demonstra ser, ter fé também faz parte de nós, principalmente o sonho de solução para este assunto, e guiada por Deus, estou, como filha lhe solicitando e contando em muito com sua ajuda. Agradeço desde já pela sua energia tão forte!
    Marcele filha de Dr. Alfredo Marques.

    Curtir

  203. Professor, já faz muito tempo desde 10.10.09, data da última atualização do seu “quem sou eu”. O senhor ainda acredita em sonhos? Já se casou mais quantas vezes com a mesma pessoa? (risos) Confesso que sua história motiva, E MUITO, que sonhar vale a pena!

    Curtir

  204. Professor, adoro suas aulas, aprendo sem me estressar, sou sua fã. Peço que Deus ilumine a cada dia seus passos, me identifiquei muito com seu artigo.

    Curtir

  205. Professor, eu tenho um acórdão aqui do Estado de MS que queria muito lhe enviar. Como faço?
    Por favor, se puder me envie um email. Obrigado.

    Curtir

  206. Professor Madeira ,sou aluna de Direito , porém não sou sua aluna e não conhecia seu trabalho, até precisar fazer uma pesquisa sobre famílias homoparentais.Então me deparei com uma aula no youtube sobre adoção e me encantei pelo seu método de trabalho.A sua didática é ótima e espero um dia assistir a uma palestra ou aula(quem sabe) rs.Parabéns pelo seu trabalho e pela lição de vida.Que o Mestre continue te abençoando.

    Curtir

  207. PROFESSOR MADEIRA, BOA NOITE

    PODE NOS INFORMAR ACERCA DOS SEUS HORÁRIOS NA TV JUSTIÇA, MAIS ESPECIFICAMENTE NO PROVA FINAL, E TAMBÉM SE JÁ HÁ AULAS APRESENTADAS PELO SENHOR FAZENDO MENÇÃO ÀS REFORMAS ADVINDAS DAS NOVAS LEIS, TAL COMO A LEI 12.4O3 DE 2011?

    AS AULAS, BEM COMO AS INCISIVAS PALAVRAS QUE NOS DIRIGE AO TÉRMINO DAQUELAS SÃO REVIGORANTES E PROPULSORAS!

    OBRIGADA!

    VIVIANNE

    Curtir

  208. Que lindo texto Professor!!!
    Fui sua aluna na LFG/Bela Cintra no semestre passado para segunda fase da OAB.
    Que DEUS te dê muita sabedoria e lhe traga muitas alegrias ao lado de sua família, você merece!
    até a próxima,

    Haydée Souza

    Curtir

  209. NOOOSSAAA! AMEI! Espero que esteja tudo bem contigo e com a Paula! Pois, por mais que o tempo passe, por mais que sejamos bem sucedidos “fundamental eh mesmo o amor, eh impossivel ser feliz sozinho”, os autosuficientes que me perdoem…
    Enfim, PA RA BENS pelo blog, fui sua aluna na LFG, as “tele-telas” tem disso, dificultam um pouco a troca, mas as aulas eram otimas! Um forte abraco!

    Curtir

  210. Estava fazendo uma busca sobre um processo de usucapião e descobri seu blog.
    Me surpreendi e me admirei por saber que juizes são jovens sonhadores que valorizam a familia e acreditam no amor.
    Saber que a instituição do casamento não está falida e que os sonho que se sonha só é apenas um sonho mas compartilhado com alguém se torna realidade. Que seu casamento seja sempre renovado no amor, pois eu acredito tb no amor. Nunca descasei, mas manter-me casada durante todo esse tempo só foi é e se manterá possível por este sentimento de amor, respeito e união!
    Fico feliz em conhecer pessoas como eu que acreditam em sonhos e desejam partilhá-los com aquele(a) que foi de sua escolha em um altar.
    Um forte abraço e fica com Deus.
    Zoraide

    Curtir

  211. As vezes, Deus nos coloca em alguns caminhos que a princípio, não sabemos o porquê, mas, se formos atentos, descubriremos o motivo.
    Tive o enorme prazer de conhecê-lo, estou fazendo o damasio, segunda fase oab.
    Gostaria de parabenizá-lo, não só pelo seu ótimo método didático, ou pela sua sabedoria, mas pela sua simplicidade e alegria de levar a vida, pois, vc consegue contagiar as pessoas, e com isso, motivá-las.Saiba que isso é um dom, e nunca o perca, e mais, que Deus continue lhe abençoando com muita felicidade, pois vc é especial, feliz,bondoso, humilde. Enfim, meu parabéns!!!!

    Curtir

  212. Professor Madeira, eu adoraaava suas aulas no prova final e passei na primeira fase da OAB graças a este programa. gostaria de agradecer imensamente e queria saber se o senhor está dando aula em algum curso online. escolhi um outro professor pra segunda fase pois não tinha esta informação, e não fiquei nada nada satisfeita. obrigada!!!! abraços!!!!

    Curtir

  213. Olá Dr.Madeira Bom dia! Trabalho na 2º vara de reg. pub, não sei se vai se lembrar do Lucas. Mais em todo caso venho lhe parabenizar pela bela história vida, que me da incentivo e esperança para meu futuro na área judiciária.
    Sua história é linda, isso prova que não basta ter dedicação ser inteligente e esforçado, a base de tudo é a fé, a fé que move montanhas..é uma honra trabalhar com uma pessoa que da valor a suas origens e um que tem um grande carisma.

    Meus Parabéns!
    Um Abraço..

    Curtir

  214. Olá Prof. Madeira!
    Sou de Minas Gerais. Estou fazendo a prova de sentença da Magistrtura de SP e no próximo domingo será a sentença penal. Fiz o curso de Prática do LFG e suas aulas me ajudaram demais na prova de ontem.
    Tenho uma dúvida: o Prof. Ricardo Schmitt ensina a fazer a dosimetria da pena no dispositivo da sentença. Entretanto, vi várias sentenças no site do TJSP (banco de sentença) em que a dosimetria é feita na funsamentação.
    Como devo fazer na prova do próximo domingo?
    Ontem vi o Sr. na porta do local de prova da Magistratura de SP, mas não perguntei, porque o Sr. estava conversando com outra pessoa.
    Muito obrigada

    Ludmila

    Curtir

  215. Boa tarde professor, óntem fiz a prova de sentença do TJ/SP e estou com uma dor no coração por ter esquecido de colocar o PRI, ao final da sentença. Isso pode gerar a minha desclassificação no concurso?
    Abs e Obrigada
    Adriana

    Curtir

  216. Olá professor, boa tarde!!!
    Sou sua aluna do Rio de Janeiro do curso Damásio de Jesus, adorei a sua aula de sabado e não vejo a hora das proximas aulas, sua didática é muito boa…
    estou fazendo aminha monografia e gostaria de saber se o sr. teria alguma orientação, dica ou recomendação de livro sobre o meu tema, estou um pouco sem area de pesquisa , além de estar muito nervosa.
    O meu tema é “eficácia das medidas socioeducativas do Estatuto da criança e do adolescente”
    desde já agradeço e até a proxima aula!

    Curtir

  217. Professor guilerme boa tarde. A par em cumprimentá-lo, sou de fã de carterinha, fui aluno do senhor no LFG, primeira e segunda fase do exame da ordem. moro em nqiuelândia-go.
    professor sou neofito na advocacia, gostaria de uma indicação de um livro prátco de penal e processo penal, assim como o da professora Vanzolini. O que tinha dela está ultrapassado, considerando as recentes inovações de penal e processo penal, a saber a lei 12.403/2011.

    me indique uma obra que tenha o mesmo espitiro.

    de antemão, agradeço

    leandro.adv.pereira@hotmail.com

    Curtir

  218. Caro Professor, sou Analista de Sistemas e estudante do 4º ano de direito da ESADE em Porto Alegre – Rs e a cada aula que assisto ministrada pelo senhor, aumenta minha certeza de que o direito sempre foi minha paixão. Não entendo, porque alguns professores conseguem complicar mais do que explicar, parece tão simples para o Sr. ministrar suas aulas. Existe alguma fórmula específica?
    Grande Abraço.

    alexeduardo@portolub.com.br

    Curtir

  219. Olá! Professor Madeira.
    PARABÉNS! Pelo seu aniversário.

    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    O amor jamais acaba; havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciências, passará.
    Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o Amor.
    Porém, o maior destes é o AMOR. (I Coríntios).

    Gosto muito das suas aulas.

    Um forte abraço.

    Marineide. (Bacharel em Direito)

    São Paulo-SP

    Curtir

  220. Bom dia Dr.! Assisti a uma aula sua no youtube sobre provas ilícitas (muito interessante), pois estou fazendo meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o assunto. Na aula, o senhor menciona três teorias: nexo causal atenuado, fonte independente e descoberta inevitável. Porém, não consigo achá-las em nenhuma doutrina. A maioria só comenta sobre a teoria dos frutos da árvore envenada. Então, tive a idéia de pesquisar se o senhor teria escrito algum livro sobre o assunto. Achei o livro: “prova penal: tipo processual, provas típicas e atípicas”. Porém, ao pesquisar para comprá-lo, vi que esse livro está esgotado! (para o meu desespero, rs). Gostaria de saber se há algum modo de consegui-lo. Na biblioteca da minha faculdade já pesquisei e não tem. Teria algum outro jeito deu ter acesso a esse livro, ou então, o senhor poderia me dizer alguma outra doutrina onde eu possa encontrar tais teorias? Por favor!!!!!!!

    Obrigada pela atenção.
    Atenciosamente

    Maria Gabriela

    Curtir

  221. Professsor!

    Parabens atrasado!

    Que Deus ilumine-o e a sua familia!

    Em nome da unidade damasio montes claros/MG.

    Anderson Lopes

    Curtir

  222. professor, madeira, estou muito grato pelas suas aulas e principalmente humildade, peço a vossa excelencia que mande o material de sentença do domasio pois nao conseguir acessar o material. meu e-mail: claupers@superig.com.br

    Curtir

  223. Caro Professor;

    O Exame Unificado da OAB ocorreu no último domingo dia 30/10/2011. Sábado, um dia anterior a prova, desesperadamente (farta de tanto ler) procurei no youtube vídeos sobre o ECA, e tive a felicidade de encontrar seus vídeos da Prova Final. Assisti mais de 50 minutos de vídeos. Amei sua didática e naturalidade para tratar do assunto. Me emocionei mediante seus casos da magistratura. Enfim, acertei todas as questões do ECA e estou me preparando para segunda fase. Hoje procurei alguns vídeos de Processo Penal e fiquei muito feliz em ver que o senhor também leciona em Processo Penal.
    Parabéns pelo trabalho!!!!!

    Curtir

  224. Professor Madeira, passei pra segunda fase da OAB. Queria saber qual livro você me indica pra preparar pra essa fase.

    Grata.

    Abraço,
    Leila

    Curtir

  225. Professor, estou me preparando para o exame de ordem e tenho assistido diariamente video aula da tv justiça em parceria com a rede de ensino lfg no youtube. Assisti suas aulas sobre Jecrim e Crimes hediondos e confesso que me ajudaram muito. Que bom ter professores com ótima didática para ensinar aqueles que estão se dedicando para exames e concursos…Obrigada…

    Curtir

  226. Professor, é possível reponder-me uma dúvida?
    Quando não é cabível pedir absolvição sumária na resposta à acusação em algum dos incisos do 397, o que faço? Só é possível pedir absolvição sumária na resposta à acusção ou posso pedir apenas a absolvição?

    Muito obrigado!!!

    Lindo seu texto.

    Abraço.

    É valioso acreditar em nós mesmo, tudo é possível quando se quer e há perseverança. Os sonhos estão presentes em nossas vidas para sonharmos; se um dia alcançarmos-o, será por termos acreditado e perseverado.

    “Acreditar em pessoas covardes não é sensato, pois agem de acordo com a oportunidade e conveniência”

    Curtir

  227. Caro professor,

    Parabéns! A poucos dias procurando algo sobre o tema procedimento comum ordinário encontrei um video do Srº, fiquei maravilhada com sua didática.
    Transferi para uma instituição em Salvador-BA e até o presente momento muitas dificuldades de adaptação estou encontrando, mas seus videos estão me ajudando bastante.
    Continue sendo essa homem, professor e aplicador da justiça maravilhoso.
    Muita paz pra você e um forte abraço!

    Amanda Cotta

    Curtir

  228. Professor falei com o senhor no face e me pediu para entrar aqui e ver sua opinião sobre aquela notícia:

    http://www.conjur.com.br/2012-jan-16/reprovados-direito-constituicional-penal-refazer-prova-oab.

    mas não encontrei nada na sua página….o que o senhor acha sobre isso dos examinando do último concurso da OAB refazerem a prova de 2ª fase de penal e constitucional??
    Será que rola aqui em SP tb ou aquela decisão se confirmar só é válida pra TO???
    é sonhar demais?
    Um beijão … Amo suas aulas!

    Curtir

  229. Professor sou aluma do curso Damásio de Jesus preparatório pra OAB de Fortaleza- CE. Adorei suas aulas. Gostaria que você me indicasse um material preparatório para 2ª fase em direito penal.

    Curtir

  230. Que lindoooo! Adorei, simples, lindo e sensível. Assim que gosto! E olha que sou um pouco criteriosa com texto, mas, se sempre foi cercado com o melhor da vida, só poderia ser bonito assim. Parabéns pela vida e pela carreira. Suas aulas são muito boas também!

    Curtir

  231. Não sabia que existiam juízes tão fofos e sensíveis. Minha filha é sua aluna e me apresentou a você. Tornei-me sua fã. Sou médica, professora de medicina e ao ler o que você escreveu senti necessidade de resgatar muitas coisas em minha vida e escolher a segunda estrofe, é claro.
    Muita luz, paz, proteção e que Deus ilumine sempre seus caminhos.

    Curtir

  232. Olá professor! Como vai?
    Faço parte da turma de teoria da franquia de Itaperuna do curso Damásio de Jesus.
    Será que o senhor poderia na próxima aula esclarecer, ou melhor dar um exempl, sobre a exceção do Desarquivamento do Inquérito Policial: NÃO SE PODE DESARQUIVAR O IP SE O FUNDAMENTO DO ARQUIVAMENTO JÁ ATÍPICO.
    Aguardo retorno. Abraço!

    Curtir

  233. Boa noite Dr . Madeira .

    Sou advogada e moro no Rio de Janeiro . Buscando ampliar meus conhecimentos, deparei com as suas aulas no Saber direito, fiquei imediatamente maravilhada com sua didática e quis saber mais um pouco sobre o senhor . Parabéns pela sua trajetória de vida, que Deus continue lhe abençoando com sua família e na sua missão de juíz . Abraços.

    Curtir

  234. Oi Professor! Como vai?
    Gostaria que na aula de sábado (04/02/2012), se for possível, o senhor me desse uma confirmação acerca do seguinte tema:
    Dentro do tema de Ação Penal Privada, tópico Renúncia de Queixa, no esquema dado em aula há uma observação com relação à Renúncia da Representação. Tal esquema diz que o CPP é silente quanto a isso, mas que 2 leis prevêm: O JECrim e a Lei Maria da Penha. A Renúncia da Representação, neste último caso, seria até a audiência designada para o recebimento da denúncia?
    Desde já agradeço!!
    Abraço (também para Milena, rs)

    Curtir

  235. Boa noite Professor!
    Sou sua aluna do Curso de Analista TRE, Unidade de Guarulhos, e gostaria apenas de parabenizá-lo pela aula. Sua aula foi tão maravilhosa, que mesmo depois de uma semana exaustiva de trabalho e estudos me trouxe até aqui, em seu blog. E para minha surpresa descobri que compartilhamos além do “amor incondicional” por Bono Vox (rs) a fé a crença nos sonhos. Obrigada!

    Curtir

  236. Nossa, por acaso, estudando pra concurso fui parar em uns vídeos seus e não consegui parar até ver todas as partes (PCO). Gostaria de agradecer imensamente por tratar os alunos como leigos, pois isso é muito importante para quem está aprendendo. A sensação que se tem é que você está olhando nos olhos dos alunos e vendo suas caras de dúvida e em seguida esclarecendo tudo. Fui parar no youtube justamente porque num curso preparatório que comprei, a professora fala tudo correndo e com termos muito avançados, ou seja, fico tonta com as aulas dela, tendo que pausar a todo momento. Já com você a aula correu com clareza e objetividade. Obrigada por respeitar os alunos que você sequer conhece. Muito obrigada!
    Fernanda

    Curtir

  237. Professor, sou aluno do curso para delegado de policia civil, gostaria de saber se realmente é possível estudar tão somente pelo caderno que estamos preparando nas aulas? Antes eu deixava para estudar pelo caderno quando estava mais perto do concurso, quando faltava mais ou menos três meses para a prova. Antes desse período estudava pela doutrina, pela lei e pelos testes. Então o professor disse em sua aula que seria possível estudar somente pelo caderno. Queria saber se isto é realmente possível, pois nunca soube se o meu jeito de usar o caderno é o certo, e se for possível estudar somente pelo caderno vou adotar essa pratica. Alem disso queria lhe dar parabéns pelas aulas são realmente excelentes. Ate mais.

    Curtir

  238. Prezado professor, fui seu aluno no curso de sentença do Damásio para o concurso da Magistratura/SP. No curso, o senhor e o professor Paulo deram algumas dicas sobre a banca examinadora. Ocorre que a banca mudou bastante e eu gostaria de saber se o senhor elaborou algum material sobre o perfil dos novos examinadores e se poderia me enviar por e-mail. Desculpa a folga, sei que estou sendo folgado, mas é que eu preciso de informações e achei que poderia ser ajudado nisso.
    Abçs,
    Guilherme.

    Curtir

    1. Caro
      Aquele material foi para o curso de sentença e não para o oral. Para o oral, se quiser investir neste tipo de estudo, a jurisprudência pode ser localizada no próprio site do TJ 🙂

      Curtir

  239. Caro Professor,
    Sou aluno do curso Marcato para delegado federal, e comecei a complementar meu estudo com os seus vídeos do programa “Prova Final”, simplesmente espetacular. Aproveito para parabenizá-lo pelos estudos, e dizer que pessoas como você, fazem a diferença em nossa sociedade, e sua imagem é de inteira inspiração, seja profissional, como de ser humano. Muito obrigado. Forte abs e ótimo fim de semana!

    Curtir

  240. Oi professor sou sua aluna da unidade damasio de barra do pirai. Gosto muito da suas aulas esta de parabens!!!! E parabens novamente pelo seu depoimento muito bonito e sincero!!!! Sonha é tudo!!!

    Curtir

  241. Profee, muito boa a sua curta autobiografia! Ela me fez lembrar da célebre frase de Martin Luther King “I have a dream”. Sou sua aluna no Damásio e aprecio muito as suas aulas!!! =]

    Curtir

  242. Professor, ainda não tive o privilégio em assistir as suas aulas … Mas com certeza isso ocorrerá ! Porém, seu texto é simplesmente maravilhoso ! Tenho plena certeza que apreciarei com louvor a maestrias da sua aula ! A finalização do seu texto foi perfeita ! Gostei muito ! è por ae !!

    Tristeza não tem fim, a felicidade sim. É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe. Abraços, Cássia

    Curtir

  243. Professor , antes de mais nada quero parabenizar pelo belíssimo texto , e estou num momento feliz da minha vida, estudo para concursso há um ano e no meio desse percurso já obtive duas aprovações . e devo muito dessas aprovações às aulas preciosas, para nós concurseiros que muitas vezes ,não temos dinheiro para pagar cursos de qualidadae! o outro motivo de minha felicidade é que consegui um bolsa de estudos, e vou realizar meu grande sonho ! FAREI DIREITO!!!. em 2013. Professor agora para mim o céu é o limite!!!!!!!

    Curtir

  244. PARABÉNS EXCELÊNCIA !… MAIS UM ANO DE VIDA !… SAÚDE , PAZ, FELICIDADE E ESPERO VÊ-LO , COMO MINISTRO DO STF. UM GRANDE ABRAÇO.

    Curtir

  245. Ola prof madeira quero agradecer suas aulas no tj justiça são perfeitas ótimas.

    Gostaria de fazer uma pergunta ao senhor.

    Um caso que um prefeito, senador, juiz estadual, governador e policial civil comente crime doloso contra a vida, como que fica a competência de cada um??? quem julga quem?

    Curtir

  246. Professor, parabéns pela sua trajetória. Eu vim de família humilde, fui criado na roça, nas colheitas de café, sou bolsista do prouni no curso de Direito… assisti uma de suas aulas e me apaixonei pelo processo penal, que antes me dava nos nervos! Estou cursando o 9º período e acredito que podemos fazer muito pelo nosso país usando o Direito. Fique com Deus!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s